Saúde e Bem-estar

Banana faz bem a saúde e alivia o estresse

Em Roraima, a fruta é bastante consumida, podendo ser encontrada facilmente nos supermercados e feiras

Talvez a fruta mais popular do Brasil, a banana é unânime no paladar dos brasileiros, mas alguns evitam comer por achar que ela engorda. Será se é isso  mesmo?

Na verdade, além de conter vários nutrientes, a fruta contribui para o bem-estar e ajuda até a perder peso. Rica em potássio, ela é perfeita para baixar a pressão arterial.

Por ser rica em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes. Além disso, ela acalma o estômago e ajuda na digestão.

De acordo com estudos, a banana conta com altos níveis de triptofano, que é convertido em serotonina, o neurotransmissor do cérebro que regula o humor. Além disso, a vitamina B6 contribui para o sono, e o magnésio relaxa os músculos.

Em Roraima, a fruta é bastante consumida, podendo ser encontrada facilmente nos supermercados e feiras. O preço varia bastante, de R$3,99 a R$8,99 o kilo.

Como a época da colheita da banana em Roraima tem início por volta do mês de outubro, atualmente, estão sendo vendidas em Boa Vista, bananas produzidas em diversos estados como: Bahia, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Acre.

Entre as bananas mais consumidas no estado estão, a banana maça, banana pacovã e banana prata.

A feirante Francisca Fernandes, trabalha há 22 anos na Feira do Produtor, vendendo unicamente banana. De acordo com ela, no início ela também plantava no município de Caroebe, mas atualmente ela trabalha apenas com a venda da fruta.

Emocionada, ela fala de tudo que conquistou trabalhando na feira. “Criei meus filhos vendendo banana, hoje um é médico, uma engenheira e a outra doutora em educação. Sou formada em Psicologia, mas penso em exercer a profissão apenas quando me aposentar da feira, e espero que isso demore ainda”, conta.

A vendedora fornece a banana para supermercados e restaurantes. “A banana que a gente traz pra Roraima hoje é comercializada em vários supermercados, restaurantes e sorveterias, então é um mercado que movimenta a economia local, gerando empregos”, explicou.

Outros benefícios:

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.

Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.

Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.