Saúde e Bem-estar

Banco de leite está com estoque baixo e convoca doadoras

Atualmente, UTI Neonatal conta com 51 bebês prematuros

O Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque está com o estoque baixo e por isso, convoca doadoras para suprir a demanda. Atualmente, a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI) conta com 51 bebês prematuros.

O leite materno é fundamental no processo de desenvolvimento saudável de bebês e crianças, pois ele contribui para a prevenção de infecções, alergias, diarreias e outras doenças.

“Alguns recém-nascidos prematuros que se encontram internados na UTI Neonatal da maternidade, por exemplo, não conseguem ser alimentados pela própria mãe e dependem de doações do banco de leite. O leite materno é vida e traz esperança para estes bebês”, explicou a coordenadora Silvia Furlin.

Para estimular o aleitamento materno e conscientizar a população sobre sua importância, Roraima dispõe da Lei nº 175 de 1997, que determina a realização de campanhas educativas sobre o tema, proteção do aleitamento para as mães trabalhadoras e garantia de condições para atender às práticas de amamentação na maternidade.

Além disso, a Lei nº 1.294 de 2018, determina a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos estaduais, para a extração e armazenamento de leite materno durante o horário de expediente das servidoras.

No Estado, doadoras de leite também têm direito à isenção do pagamento de taxa de inscrição em concurso público e vestibular, desde que tenham doado pelo menos 15 vezes no período de um ano anterior à publicação do edital, conforme a Lei nº 1.539 de 2021. Já a Lei nº 1.558 de 2021, assegura às mães o direito de amamentar os filhos durante a realização de concursos públicos em Roraima.

Como ser uma doadora

Para ser doadora de leite humano basta entrar em contato com o banco de leite no número (95) 98414-0772 e realizar cadastro, que pode ser feito também neste link. O serviço é ofertado na maternidade, localizada na Avenida Brasil, e funciona das 7h às 18h.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, informou Furlin.

As coletas são desenvolvidas em parceria com o Corpo de Bombeiros por meio do projeto “Bombeiros Amigos do Peito”, as mães podem fazer sua doação de sua própria residência, uma vez que uma equipe é destinada para fazer a coleta e o encaminhamento para a maternidade.

A coleta ocorre a cada cinco dias, de segunda a sexta, com rotas programadas pela equipe do Banco de Leite. O serviço é indispensável para salvar a vida de muitos recém-nascidos.

Banco de Leite

O banco atua no tratamento de bebês prematuros e mães com dificuldade na amamentação. O Banco de Leite é reconhecido com Selo Ouro pelo Projeto adstrito Rede de Bancos de Leite Humano, que atinge nível internacional. Essa certificação garante que o leite usado é de total segurança e qualidade.