Saúde e Bem-estar

Bebida alcoólica deve ser evitada durante uso de medicamentos

Os efeitos da mistura de álcool e medicamento podem provocar irritação gástrica, sonolência e crises respiratórias

É cada vez mais comum pacientes que estão fazendo uso de medicamentos não evitarem as bebidas alcoólicas, inclusive durante tratamento contínuo.

De acordo com o médico Cesar Penna especialista em Endocrinologia e Metabologia, ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina.

O médico explica que a utilização do álcool associada ao uso de medicamentos altera a função do medicamento e consequentemente vai demandar uma maior atividade do fígado pra metabolizar.

“O álcool pode alterar a interação de substâncias corporais quando entra em contato com ao medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo também em sua potencialidade” relatou.

Ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser perigoso a saúde (Foto: Divulgação)

 Em muitas vezes, o efeito do álcool pode ser potencializado ou há o maior risco de hepatite medicamentosa. “O paciente pode ingerir um quantitativo que seu organismo está acostumado e ficar ainda mais embriagado. Ou ter a famosa ressaca. Além disso, há sintomas mais perigosos como vômitos, palpitação, cefaleia, hipotensão e dificuldade respiratória. Esse tipo de reação seria mais comum com as substâncias metronidazol; trimetoprim-sulfametoxazol, tinidazole e griseofulvin” diz.

Existem alguns antibióticos – como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida que são proibidos serem tomados com cerveja e outras bebidas.

“O risco é de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.

Aumento nas reações adversas e no efeito sedativo, além da diminuição na eficácia do medicamento” explica o médico.

Tontura, vertigem, fraqueza, síncope, confusão mental e outros sintomas ligados aos sistema nervoso central se tornam mais comuns. “Maiores efeitos colaterais e risco de intoxicação. Também há uma diminuição na eficácia contra as crises de epilepsia” reforça o médico.

MITO

O médico reforça que medicamentos que prometem não deixar o paciente com ressaca não passam de mito. “Quem quer evitar o mal estar causado pelo excesso de bebida alcoólica, deve ingerir muita água,  comer alimentos ricos carboidratos, que servirão de fonte de energia para ajudar o corpo metabolizar o álcool” diz.

O médico Cesar Penna é especialista em Endocrinologia e Metabologia (Foto: Divulgação)

Publicidade