Saúde e Bem-estar

Bebidas termogênicas: benefícios e receitas

As bebidas termogênicas ajudam a acelerar a queima de gordura

A hidratação é fundamental durante o processo de emagrecimento. Um corpo bem hidratado melhora a pele  e cabelos, assim como contribui para a eliminação de toxinas do organismo.

As bebidas termogênicas ajudam a acelerar a queima de gordura aumentando a temperatura corporal e auxiliando  a lipólise, ou seja, ajuda o corpo a transformar a gordura acumulada em energia. Esse processo é o que contribui para a perda de peso, por isso muitos atletas e pessoas que praticam alguma atividade física apostam nos alimentos e bebidas termogênicas. Veja também seis alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos.

As bebidas  estão associadas a mistura de alimentos que possuem capacidade termogênicas e de desintoxicação. Podemos citar como exemplo a cúrcuma, o gengibre, a canela, a pimenta, o limão, o pepino, o manjericão, etc. Conheça outros alimentos termogênicos aqui.

Águas termogênicas 

As águas termogênicas  são uma ótima opção para quem gosta de colocar mais sabor na sua dieta. Além de ajudar na hidratação, ela contribui para a diminuição da retenção de líquidos no organismo. Geralmentes são preparadas no dia anterior ao consumo, pois assim liberam todos os seus princípios ativos trazendo todos os benefícios que o alimento pode oferecer.

As misturas podem variar de acordo com o seu paladar e são muito fáceis de fazer. Confira algumas receitas:

Ingredientes

Gelo

Água

Limão

Pepino

Manjericão

Hortelã

Gengibre

Modo de preparo:

Corte os pepinos e os limões em rodelas, acrescente gengibre picado alguns talos de manjericão acrescente a água e o gelo. Deixe descansar  de um dia para o outro ou por pelo menos duas horas antes do consumo.

A mistura pode ser consumida ao longo do dia.

Leite dourado 

Outra bebida que traz muitos benefícios para a saúde e, que é o queridinho em muitas dietas, é o leite dourado. A mistura perfeita de especiarias, retiradas de uma receita milenar, criada pelos indianos através da medicina Ayurveda.

Esse leite em especial tem em sua fórmula a cúrcuma, que como já foi dito, além da capacidade de ajudar o corpo a transformar a gordura acumulada em energia é um poderoso anti-inflamatório.

Como preparar o leite dourado

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite vegetal (amêndoas ou castanhas)

1 colher (sopa) rasa de cúrcuma 

1 colher (chá) rasa de cardamomo em pó 

1 colher  (chá) rasa de gengibre em pó 

1 colher (chá) rasa de pimenta-do-reino-preta 

1 colher (chá) rasa de óleo de coco 

Canela a gosto para polvilhar a bebida antes de ser consumida

Modo de preparo: Leve tudo ao fogo (menos a canela), mexendo devagar até aquecer. Polvilhe a canela por cima e beba ainda quente. Rende 2 porções.

Uma outra opção de receita, para quem prefere o consumo de uma bebida energética gelada:

Smoothie de morango com leite dourado 

200ml de leite dourado

Um punhado de morangos congelados 

1/2 banana

Bater tudo no liquidificador e consumir em seguida. Os morangos e a banana oferecem uma cremosidade incrível a essa bebida.