Saúde e Bem-estar

Beterraba ajuda no combate ao câncer e hipertensão

Além disso, o vegetal contém cálcio e fósforo, minerais importantes que auxiliam na manutenção de ossos e dentes

A beterraba é uma raiz de sabor adocicado e pode ser utilizada in natura em saladas e sucos, cozida em sopas e caldos ou em bolos e suflês. 

O vegetal contém cálcio e fósforo, minerais importantes que auxiliam na manutenção de ossos e dentes. A Vitamina C que está presente na beterraba é uma importante aliada na manutenção do sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista Talita Nascimento o consumo da beterraba ajuda no combate a doenças como câncer e hipertensão.

“A beterraba tem propriedades antioxidantes e também está associada a prevenção de degenerações celulares, por isso que está relacionada também á prevenção do câncer, além disso ela tem inúmeros benefícios como a redução da pressão arterial, melhora o rendimento no treino e fortalece o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.

O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, e é um poderoso agente de combate ao câncer, principalmente contra câncer de cólon, de acordo com diversos estudos. 

Ainda de acordo com a nutricionista a beterraba auxilia até mesmo na saúde dos olhos. “Por ela ser altamente rica em vitamina A, ela mantém a saúde ocular, reduzindo os riscos de catarata entre outras doenças que afetam os olhos”, explicou.