Saúde e Bem-estar

Boa Vista recebeu 52 mil doses da vacina contra gripe

Terceira etapa da campanha de vacinação vai até o dia 6 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou nessa segunda-feira (11) e será dividida em dois momentos. Em Boa Vista, serão distribuídas 52.500 doses, para atender a primeira e segunda fases da campanha. De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, o município disponibiliza ainda de 7 mil doses para atender os grupos prioritários da terceira fase, com previsão de receber ainda mais 52.336 mil doses da vacina.

Como a campanha foi antecipada esse ano, as doses estão sendo enviadas de forma fracionada, conforme a capacidade do laboratório produtor e a logística do Ministério da Saúde, diferente de anos anteriores, quando o estado recebia uma única remessa e repassava aos municípios.

As doses são distribuídas aos municípios de acordo com critérios e fontes utilizadas pelo próprio Ministério da Saúde, para cada grupo especifico.

Fases: De 9 a 17 de maio – Serão vacinados as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

De 18 de maio a 6 de junho – Serão vacinados os adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores das escolas públicas e privadas. Os professores da rede estadual e privada de ensino devem apresentar declaração da escola em que trabalha.

Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem se atentar para as datas em que estão inseridas, respeitando a etapa de cada um e procurando uma unidade básica de saúde para se imunizar. É necessário levar cartão de vacina e quando necessário declaração ou laudo para apresentação.

A previsão é atender 64.521 pessoas nessa terceira fase da campanha. Todas as unidades básicas de saúde da prefeitura que possuem sala de vacina estão abastecidas das doses.