Saúde e Bem-estar

Boa Vista registrou 26 casos de HIV e Aids esse ano

Campanha distribui preservativos, testes rápidos e orientações sobre outras formas de reduzir o risco de transmissão

Boa Vista registrou nos primeiros meses deste ano 26 casos de HIV e Aids. Em 2019, foram 172 casos de aids, 288 de HIv e 554 de sífilis. No ano anterior, o número de casos de Aids foram 152, 349 de HIV e 595 para sífilis.

Para alertas esses dados a população durante o carnaval, estão sendo realizadas ações de prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis durante a festa. 

Nos quatro dias de carnaval serão distribuídos cerca de 60 mil preservativos, além de gel lubrificante e repassadas orientações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

No stand montado na Praça Fábio Marques Paracat são feitos testes rápidos em parceria com a Associação de Bem com a Vida e com profissionais do Hospital Lotty Íris.

“As equipes estão abordando as pessoas, que estão sendo bem receptivas e ouvindo as orientações sobre a importância do teste rápido, tratamento para o HIV e do uso do preservativo. Vamos continuar com a ação nos próximos dias e, na quarta-feira, quem se interessar, já pode procurar uma unidade de saúde e realizar o PEP”, explicou Sebastião Diniz, coordenador municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais.

A estudante Bruna Silva aproveitou para pegar os preservativos, ouviu as orientações e aprovou a ação. “Este tipo de conscientização é importante, principalmente em festas, pois infelizmente, ainda tem gente que não tem conhecimento ou não faz muita questão de saber dos riscos e como se prevenir das IST´s”, ressaltou.

O que é a PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. A medicação pode ser usada por pessoas que tenham sido expostas ao vírus em até 72 horas após o contato.

Em Boa Vista, 12 unidades de saúde oferecem a PEP: Aygara Mota, Mecejana, Buritis, 13 de Setembro, São Vicente, Pricumã, Mariano de Andrade, Délio Tupinambá, 31 de Março, Silvio Botelho, Edna Diniz e Raiar do Sol.

Dados

Boa Vista registrou nos primeiros meses deste ano 26 casos de HIV e Aids.

2019

Aids – 172

HIV – 288

Sífilis – 554

2018

Aids – 152

HIV – 349

Sífilis – 595