Saúde e Bem-estar

Boa alimentação no inverno contribui para elevar a saúde e bem-estar

Além de contribuir com sistema imunológico, boa alimentação reduz problemas de saúde comuns no tempo frio e seco do inverno

Com as temperaturas mais baixas, as necessidades de acumular energia do corpo humano aumentam para produzir mais calor e manter a temperatura corporal habitual. É comum o apetite aumentar, mas é importante termos cuidado com as escolhas da nossa alimentação no inverno, principalmente porque geralmente acabamos desejando alimentos mais calóricos e mais ricos em gorduras não saudáveis, como manteigas, derivados de leite e similares. 

As tradicionais receitas de inverno podem aquecer o corpo, mas também podem causar um aumento de peso e das taxas de LDL – o colesterol ruim. O primeiro passo para evitar que isso aconteça é comer com moderação e ter cuidado na hora de selecionar os ingredientes para as suas refeições, pois alguns alimentos, como o azeite extravirgem e o cacau em pó, podem ser aliados de uma refeição gostosa com qualidade nutricional.

O tempo seco, tradicional desta estação, também faz com que outros problemas de saúde apareçam, especialmente doenças respiratórias e crises alérgicas. Para evitar a indisposição dos resfriados e dos dias frios, confira nossas dicas para contribuir com a saúde do seu sistema imunológico! 

Consuma alimentos com vitamina C 

Esta vitamina fortalece o nosso sistema imunológico contra infecções, ajudando a prevenir gripes e resfriados, ou seja, investir na vitamina C é uma ótima opção para evitar doenças respiratórias. Existem muitos alimentos ricos neste composto que devem ser incluídos na alimentação, e alguns deles são limão, laranja, carambola, couve-flor, kiwi, manga e todos os tipos de laranja. 

Faça muitas sopas e chás 

Os caldos e as sopas são opções leves e nutritivas, que ajudam a manter a temperatura do corpo elevada. Estes alimentos também podem ajudar significativamente a fortalecer o sistema imunológico. Dependendo da receita, eles podem carregar outras propriedades nutricionais, como reposição de vitaminas, proteínas e carboidratos. Prefira sopas feitas em casa a sopas industrializadas, que possuem uma alta porcentagem de sódio. Uma boa combinação pode ser a sopa de abóbora cabotiá com cenoura ou mandioquinha, pois combinar legumes e vegetais deixa a refeição mais nutritiva. 

Já os chás podem diminuir o LDL e aumentar a concentração. O vapor do chá de hortelã pode melhorar a respiração e o chá branco possui ação anti-inflamatória e antigripal. Existem outros chás com inúmeras propriedades, e é possível adaptar as receitas para adequar ao seu paladar. 

Hidrate-se

No inverno, acabamos ingerindo menos água, e a falta de ingestão de líquidos pode sobrecarregar o rim, levando ao aumento da pressão arterial. Mantenha bons resultados nas suas consultas ao cardiologista, mesmo no período frio.

O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, para eliminar as toxinas do corpo. Você pode substituir ⅓ da quantia ideal de água diária por chás não industrializados e sem adição de açúcar. 

Além de seguir essas dicas, lembre-se também de manter a casa sempre arejada, manter o corpo aquecido e bem agasalhado e fazer caminhadas diárias, para garantir uma boa circulação sanguínea.