Saúde e Bem-estar

Botox é cada vez mais usado de maneira preventiva

Os efeitos da toxina botulínica não são de ação imediata e tem um tempo adequado para a próxima aplicação

A toxina botulínica, conhecida comercialmente por Botox, é bastante utilizada para a correção de rugas e age bloqueando a contração muscular, podendo também prevenir o aparecimento de linhas de expressão.

A dermatologista Bianca Ortiz, explica que o uso tem se tornado cada vez frequente de maneira preventiva e muitos jovens com menos de 30 anos têm procurado alternativas para evitar o envelhecimento da pele.

“Antes era uma questão estética, as mulheres começavam a procurar para corrigir as rugas”. “Hoje, pelo acesso a informação, as pessoas tem se informando sobre o assunto a busca do Botox para evitar o aparecimento das primeiras linhas de expressão é bem comum”, ressaltou.

A dermatologista Bianca Ortiz, explica que o uso tem se tornado cada vez frequente de maneira preventiva (Foto: Divulgação)

Os efeitos da toxina botulínica não são de ação imediata e tem um tempo adequado para a próxima aplicação.

“A maioria das toxinas começam a fazer efeito do segundo ao terceiro dia, gradativamente agindo e com efeito máximo ate o décimo quinto dia”. “A partir do segundo mês a toxina começa a sair da pele e tem duração até o quinto ou sexto mês, sendo indicada a próxima aplicação”, explicou Bianca.

São usadas técnicas para evitar que o procedimento seja doloroso ou que o paciente sinta dores após a aplicação.

“É muito relativo à reação de cada um, usamos artifícios para minimizar a dor na hora da aplicação”. “É um procedimento feito com seringas que vêm com uma agulha bem fina, o Botox é um pó diluído no soro fisiológico, e fazemos a aplicação desse líquido no musculo, usamos também pomadas anestésicas, mecanismos vibratórios para amenizar a dor da picada”, completou.

Tem aumentado a procura de homens para a aplicação do Botox com bastante frequência, principalmente na faixa dos 40 anos.

“Os homens têm aceitado se cuidar mais, melhorando a questão da aparência, deixado o preconceito de lado”, finalizou Bianca.

O uso do Botox tem contraindicações, não sem do recomendado para pacientes que tenham alguma alergia a qualquer componente da formula, mulheres gravidas ou lactantes, portadores de doenças neuromusculares e presença de alguma infecção ou inflamação no local da aplicação.