Saúde e Bem-estar

Branco, de leite ou negro? Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

A palavra chocolate de origem grega significa ‘Alimento dos Deuses’

Há uma grande diversidade de chocolates disponíveis no mercado, atualmente, seja o preto, de leite, branco, com fruta, licor, caramelo, bolachas, frutos secos e/ou oleaginosos. O difícil é mesmo escolher qual é o mais gostoso. A parte boa é que sim, o chocolate faz bem para a saúde, mesmo sendo um alimento calórico.

“O chocolate tem inúmeros benefícios, ele é antioxidante e tem vitaminas do complexo B e magnésio, excelente para retardar o envelhecimento das células, é um alimento que tem fonte de energia, indicado para consumir antes de uma atividade física” explica a nutriconista Grasiely Almeida.

Os benefícios que frequentemente se atribuem ao consumo de chocolate devem-se à presença de diferentes compostos contidos no cacau, cuja concentração é maior no chocolate preto.

“O melhor tipo de chocolate para o consumo são aqueles mais concentrados, como o 60 e 70% que não possui misturas, sem adição de açúcar, é uma concentração muito maior de antioxidante do que outros tipos” reforça a nutricionista.

Indicação da nutricionista

Existe um café feito com as sementes do cacau, segundo Grasiely ele é muito mais rico em antioxidante do que o café comum. “Ele possui magnésio que ajuda na saúde do coração e evita contrações musculares e câimbras, e as vitaminas do complexo B que é importante para o nosso cabelo, pele e unhas” explica.

Um exemplo disso é que, sozinha, a cafeína pode provocar o aumento da sensação de ansiedade. Já o cacau age neutralizando essa possível consequência. Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

A nutricionista Grasiely Almeida explica os benefícios do chocolate para a saúde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Origem do Chocolate

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII.