Saúde e Bem-estar

Bruxismo infantil pode ter causas emocionais ou físicas

A dentista Lidiane Vanderlei aborda que o bruxismo pode ser diurno e noturno, mas que os dois têm causas diferentes, sejam físicas ou emocionais.

Muitas vezes, o bruxismo infantil passa despercebido pelos pais ou, quando percebem, acreditam ser algo normal por conta da fase em que a criança se encontra, ou por eles mesmos terem o problema.

A dentista Lidiane Vanderlei explica que o bruxismo é caracterizado pelo hábito de ranger ou apertar os dentes, e na criança, pode ser causado por uma série de fatores.

A dentista aborda que o bruxismo pode ser diurno e noturno, mas que os dois têm causas diferentes.

“Muitas pessoas comentam que o bruxismo é somente relacionado ao estresse, mas não é verdade. O diurno está ligado a fatores emocionais, estresse, cansaço e o noturno, o mais comum em que os pais reclamam, está ligado as físicas”, detalha.

Segundo ela, é feita uma avaliação, onde o profissional identifica as causas do bruxismo na criança, sendo a respiração inadequada a mais comum.

“Além da respiração inadequada, pôr a língua no lugar errado, ter uma mordida desalinhada é uma das causas, mas o especialista ao examinar, irá ter a causa certa do que está causando o bruxismo nessa criança”, esclarece.

A profissional comenta que acontece de a partir dos dois anos de idade a criança já começa a fazer bruxismo.

“Se a criança vive em um lugar estressado, ela pode ter bruxismo, além de causas hereditárias serem um fator para o desenvolvimento desa desordem”, diz a profissional.

A dentista alerta que o bruxismo vai mostrando sinais, como após fazer uma restauração nos dentes da criança, algum deles cai.

A dentista Lidiane Vanderlei explica que o bruxismo é caracterizado pelo hábito de ranger ou apertar os dentes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“A criança chega com um dente bem curtinho, sem estar no tamanho ideal para a sua idade ou quando acordar, ela se fala que o queixo está doendo, e por ela passar a noite rangendo os dentes, fica com essa aérea dolorida”, alerta.

Ela ainda frisa que a criança que tem bruxismo não dorme bem, e isso causa irritamento durante o dia, assim como o aparecimento de olheiras por não dormir e respirar direito.

Por Camilla Cunha