Saúde e Bem-estar

CÁPSULA DO TEMPO: Confira dicas de leitores para manter a saúde

Atividades diversas como criar uma horta, tocar violão, gravar vídeos são algumas das dicas

A partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia decorrente do novo coronavírus, milhões de pessoas no mundo todo tiveram que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza.

Mesmo com o retorno das atividades comerciais, ainda há uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar uma segunda onda de infecções do coronavírus. De acordo com a psicóloga Gilvania Dias, hoje as pessoas precisam criar o hábito do autocuidado.

“É de extrema importância criar uma nova rotina para enfrentar esse período, ocupar o tempo com atividades recreativas durante esse período podem ser um desafio, mas ainda assim, pode gerar qualidade de vida. Ouvir música, fazer uma horta, receitas culinárias foram algumas das atividades usadas para ocupar o tempo, e também trazer um significado e um novo aprendizado. Mas é importante buscar por atividades prazerosas e que tenha alguma afinidade com cada um” explicou.

Dicas dos leitores

Meditação

A professora Regy Carvalho adotou a meditação como estratégia durante o período de isolamento. A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Ela sugeriu começar por ‘meditações guiadas’ que podem ser encontradas no youtube e em outras plataformas digitais.

Boxe

O servidor público municipal Raniere Carvalho optou por uma atividade física mais intensa. O boxe pode ser praticado em casa, aliando a defesa pessoal ao condicionamento físico, coordenação motora e o fortalecimento da musculatura. Além disso, a atividade manda o estresse para longe.

CÁPSULA DO TEMPO FOLHABV: Neste momento de enfrentamento a pandemia do coronavírus, o jornal Folha de Boa Vista abre espaço para que os leitores possam contar como estão passando por esse momento. Envie o relato com seus dados como nome e profissão para [email protected] com assunto “CAPSULA DO TEMPO FOLHABV “. A ideia é dar um depoimento do período de reflexão e o que você aprendeu com o agora.

As informações também podem ser enviadas para o WhatsApp da redação (95) 99971-5300 ou enviar pelo instagram @folhabv. Faça a sua publicação e marque que iremos repostar.

LEIA MAIS – Leitores dão dicas para manter a saúde mental durante o isolamento