Saúde e Bem-estar

Café com leite e pão com ovo podem fazer parte de uma dieta saudável?

Nutricionista explica como incluir os alimentos na dieta com saúde

Café, leite e pão são amados pelos brasileiros e costumam aparecer com frequência no café da manhã. Além de serem mais baratos para consumir e mais acessíveis, o cardápio faz parte da cultura do brasileiro de como começar bem o dia.

A nutricionista Grasiely Almeida explica que consumir regularmente café e/ou leite não atrapalha a perda de peso, caso seja acompanhada de atividades físicas. E a dupla pode até trazer benefícios para a saúde, caso passem por algumas adaptações.

“O ideal seria evitar o consumo do leite industrializado, e optar pelo leite em sua forma natural, de fazenda, que vai ter gorduras saudáveis que auxiliam na absorção de vitaminas” explica.

Já o café puro (sem açúcar) pode entrar livremente no cardápio ao longo do dia —só evite beber mais de três xícaras pequenas, por conta do excesso de cafeína. “Uma forma correta do café com leite seria meio a meio, 50% café e 50% leite, alcançando o equilibrio” diz.

Ovos são super alimento e podem ser consumidos pela manhã (Foto: Divulgação)

Pão com ovo: substitua pelo integral

Para um pão com ovo mais saudável, a nutricionista indica fritar o ovo utilizando o azeite de oliva ou uma manteiga de qualidade, ou melhor ainda, optar por uma panela antiaderente. Já o pão, o melhor é procurar pelos integrais.“Os carboidratos integrais trazem muitos benefícios para o nosso corpo, por ter uma grande quantidade de fibras e por isso não eleva o nível de açucar no sangue” ressalta.

Ovos fritos

Segundo Grasiely, o ovo é o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno. “O ovo é uma fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, é um super alimento, que são importante para os órgãos do nosso corpo, inclusive a saúde dos nossos olhos, a reconstrução da massa muscular, é bom como fonte de energia, os ovos também são excelente para os hormônios, são inúmeros benefícios à nossa saúde” explica.

Os ovos podem fazer parte do café da manhã sem apresentar qualquer risco à saúde. Entretanto pessoas que precisam cuidar do peso corporal deverão ter cuidado, pois sempre que adicionamos um alimento ao cardápio, saudável ou não, estamos adicionando mais calorias.

Nutricionista Grasiley Almeida ensina como deixar o café tradicional do brasileiro de um jeito mais saudável (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Café da manhã reforçado

Entre todas as refeições do dia, o café da manhã precisa de uma atenção especial. É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes, já que passamos muito tempo em jejum.

“É muito importante se alimentar bem ao acordar, uma alimentação saudável de manhã faz com que aproveite o dia muito melhor e você tenha mais energia de manhã. Se você consumir muitos carboidratos pela manhã poderá sentir sonolência. Após dormir, o corpo passa muito tempo em jejum, e quando acordamos, temos o metabolismo acelerado” explica a especialista.

Por Isah Carvalho