Saúde e Bem-estar

Calcinha substitui absorvente durante menstruação 

Peça tem capacidade de absorção para ser usada durante a menstruação

Reutilizáveis, confortáveis, higiênicas e modernas, as calcinhas menstruáveis são o que tem de novidade para as mulheres. Utilizadas durante o período menstrual, a calcinha substitui o absorvente descartáveis e  tem capacidade de absorção para ser usada durante a menstruação.

De acordo com a psicóloga e sexóloga Maíne Ferreira, o indicado é ter mais de uma peça, já que elas não poderão ser usadas durante todo o período menstrual. “Não é recomendado utilizar uma calcinha menstruável durante todo o fluxo, mas caso a pessoa queira experimentar primeiro, ela deve utilizar um dia e nos dias seguintes utilizar o absorvente comum” explicou.

Com numeração de tamanho e indicação do fluxo como leve, moderado e intenso, a calcinha também pode ser usada com o coletor menstrual. “Para usar a calcinha você precisa conhecer o seu corpo, e como ele responde durante o período menstrual, a calcinha de fluxo intenso só pode ser usada nos dias em que a mulher sangra mais. A calcinha indicada para maior quantidade de sangue foi utilizada pode ser utilizada por cerca de 3 horas” reforça. 

Mesmo absorvente, é preciso ter cuidado ao utilizar a peça, se a calcinha não for trocada, o sangue menstrual pode transbordar pelos lados. “A pessoa tem que ficar atenta, assim como o absorvente comum a não usar a peça por muitas horas, evitar calças jeans claras e apertadas,  para evitar os acidentes que muitas mulheres conhecem. Outra dica é escolher uma calcinha do seu tamanho, se ficar frouxa ou apertada demais ela poderá não funcionar bem e incomodar. Assim como qualquer absorvente do mercado, o número de horas vai depender do seu fluxo” disse.

Meio ambiente

Além de duradoura, a peça também não agride o meio ambiente, já que substitui os absorventes descartáveis que vão direto para o lixo. Uma única mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais ao longo da vida, são cerca de 12.000 absorventes que descartados nesse período, que equivalem a 180kg de lixo, que levam 500 anos para se decompor. 

Como funciona?

A calcinha possui diversas camadas: super absorvente e a prova d’água, para controlar o fluxo. A calcinha oferece um espaço bem maior de absorção por abranger a região pélvica e a vulva. Há também diversos modelos diferentes, desde o tipo biquíni a hot pants.