Saúde e Bem-estar

Campanha Setembro Amarelo busca reforçar a prevenção ao suicídio

No ano de 2020, foram prestados 8.552 atendimentos psicossociais

A maior parte das pessoas relaciona a saúde mental aos transtornos psiquiátricos, o que muitas vezes acaba causando um distanciamento em relação às discussões voltadas para a importância do cuidado com o bem-estar emocional.

A pressão do dia a dia, causada pelo trabalho, faculdade, conflitos familiares e até relacionamentos, pode ter consequências irreparáveis para a saúde mental e, este mês, esses temas ganham destaque em função da campanha Setembro Amarelo, que busca reforçar a prevenção ao suicídio.

Em Roraima, o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), executa ações que visam a qualidade da saúde mental, seguindo a diretrizes do Ministério da Saúde.

 Dados da Cgae (Coordenadoria Geral de Atenção Especializada) da Sesau apontam que no ano de 2020, foram prestados 8.552 atendimentos multiprofissionais a 1.700 pacientes no Caps III.

Por meio da Raps/RR (Rede de Atenção Psicossocial do Estado), são disponibilizados para a população pontos de atenção voltados para o cuidado das pessoas que necessitam de ajuda, incluindo os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima e Rorainópolis, além dos ambulatórios especializados em psicologia e psiquiatria da CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota).

 A Raps/RR também oferece o suporte psicossocial relacionado ao álcool e outras drogas, através do Caps AD III e da UAA (Unidade de Acolhimento Adulto).

 Segundo a diretora do Departamento de Políticas de Saúde Mental da Cgae, Sofia Maria Salomão, todos os pontos de atenção voltados para o cuidado têm como foco o acolhimento e o tratamento adequado aos transtornos que possam comprometer a saúde mental.

“Ressaltamos que nos Caps a procura pelo tratamento pode ser de forma espontânea ou através de encaminhamento por outros serviços, mas no caso dos ambulatórios de psicologia e psiquiatria da CMECM, o atendimento é somente por meio de encaminhamento da Atenção Básica. É importante que o tratamento seja iniciado logo no início dos sintomas, assim como o cuidado e a prevenção com a nossa saúde mental devem ser diários”, afirmou.

 Programação diversificada

 Durante o Setembro Amarelo, a CMECM promoverá uma programação especial na unidade, com live, apresentação musical, terapia coletiva e palestra sobre o assunto.

 De acordo com o diretor administrativo da unidade, Wouder Fonteles, a programação tem por objetivo promover discussões sobre o assunto para prevenir e reduzir os índices de suicídio.

 “Nosso objetivo é prevenir e reduzir esses números, por meio das palestras e orientações inseridas na programação. É importante que a sociedade tenha conhecimento dessas discussões e saiba que é necessário buscar ajuda”, disse o diretor.

 

Confira a programação na unidade:

 

15/09 – Live sobre saúde mental com a Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem e Psicologia da UFRR e a psicóloga Cássia Dias, no perfil @terapie_se_rr (10h);

 

18/09 – Palestra “Pandemia X Suicídio” (9h);

 

25/09 – Tardezinha Musical (14h30).