Saúde e Bem-estar

Campanha contra o sarampo já vacinou 6 mil pessoas

Vacinação encerra nesta sexta-feira

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta-feira, 25. Até o momento, a prefeitura já recebeu 6.357 pessoas nas unidades básicas de saúde para atualizar os cartões de vacina, sendo que 4.507 destas já tinham sido imunizadas e 1.850 receberam a vacina.

No último sábado, 19, dia de mobilização, a prefeitura disponibilizou 26 pontos de vacinação, em unidades básicas de saúde, escolas e pontos estratégicos. Nesse dia, compareceram 4.864 pessoas, destas, 4.114 já estavam vacinadas e apenas 750 receberam a dose da vacina.

O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, destaca que as ações de intensificação da vacina realizadas no ano passado contribuíram para um número maior de pessoas com a vacina em dia.

“Hoje podemos considerar um bom número de pessoas imunizadas, e isso deve-se às estratégias e a grande mobilização feita no ano passado para conter o surto da doença em nossa capital. Nos certificamos disso durante a avaliação dos cartões de vacina no Dia D. Porém, é importante e necessário que pais e responsáveis levem suas crianças para avaliação do cartão e assim possamos alcançar a cobertura de 95% de todas as vacinas do calendário básico”, disse.

Encerramento – A campanha encerra na próxima sexta-feira, 25, mas as doses da vacina continuarão disponíveis nas unidades básicas de saúde da capital. A vacinação ocorre de forma seletiva, ou seja, quem já estiver com o esquema de vacinação de rotina completo de acordo com a idade e calendário nacional não precisará tomar a vacina.

Todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina estão recebendo as crianças e adultos para vacinar, de acordo com o horário de funcionamento de cada sala, inclusive as que atendem com horário estendido até a meia-noite. E ainda no programa Família que Acolhe (FQA) e Cernutri, durante a semana.