Saúde e Bem-estar

Campanha contra pólio segue até o dia 30 deste mês

De acordo a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NePNI), Alice Dantas, enquanto o sistema de informações do Ministério da Saúde estiver aberto para inserção os dados, os municípios poderão manter a imunização até a última data li

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será mantida até o próximo dia 30 de novembro. O objetivo é imunizar o maior número de crianças, entre um e quatro anos de idade, nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Caroebe, Caracaraí, Iracema, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza.

De acordo a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NePNI), Alice Dantas, enquanto o sistema de informações do MS (Ministério da Saúde) estiver aberto para inserção os dados, os municípios poderão manter a imunização até a última data limite, que é o dia 30. “Até lá, os pais podem procurar uma unidade básica de saúde e levar seus filhos para tomarem as gotinhas”, esclareceu.

A dona de casa Cássia Fortaleza, mãe de dois filhos pequenos, faz questão de manter a caderneta de vacinação deles em dia, ainda mais conhecendo alguém que já teve paralisia infantil e cresceu com sequelas do vírus da pólio.

“Manter a caderneta vacinal em dia é importante, pois, como mãe, estou garantindo a proteção deles contra vários vírus e bactérias que podem gerar graves problemas de saúde. Tive uma professora que apresentou sequelas quando criança por não tomar a vacina contra poliomielite, então vacinar é um ato de amor e segurança”, disse.

COBERTURA

Até o momento, o Estado de Roraima já vacinou 24.925 crianças, o que corresponde ao percentual de 60,35% de cobertura vacinal em relação à meta de 41.298 crianças.

Alguns municípios já alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. São eles: Bonfim (99,18%), Cantá (96,15%), Pacaraima (95,05%), Rorainópolis (101,63%), São Luiz (96,52%) e Uiramutã, (98,69%).

Outras regiões apresentam baixa cobertura vacinal, entre elas, Boa Vista (42,37%), Caracaraí (58,99%) e Alto Alegre (60,63%).

“Com a pandemia, muitos pais deixam de levar seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde. É importante reforçar que a poliomielite também é um problema sério e merece sua atenção. Leve seu filho até uma UBS, respeite os protocolos de segurança e você será atendido rapidamente por profissionais que também respeitam todas as normas de segurança do Ministério da Saúde”, finalizou Alice Dantas.