Saúde e Bem-estar

Campanha convoca doadores para reforçar estoque de sangue O-

Caso você tenha sido infectado pela covid-19, saiba que é possível doar sangue

O Hemocentro de Roraima convoca doadores do tipo sanguíneo O-.  “Nós estamos com uma lista grande de pacientes O- e que só podem receber a mesma tipagem sanguínea, então nosso apelo vai para esses doadores. Se você está saudável, venha doar sangue, sua doação é fundamental para salvar vidas, ” enfatizou a gerente Núcleo de Captação de Sangue do Hemoraima, Juliane Uchoa.

O Hemoraima abastece todas as unidades hospitalares do Estado e devido à alta demanda precisa urgentemente renovar o estoque. Para quem deseja doar, o Hemoraima está de portas abertas das 8h às 12H e das 14 às 18h, o doador de sangue deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.

É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto.

Tive Covid-19 posso doar?

A doação de sangue continua sendo prioridade mesmo neste momento de pandemia. Caso você tenha sido infectado pela covid-19, saiba que é possível doar sangue.

A recomendação é respeitar um período mínimo de 30 dias após a recuperação completa da doença. Ou seja, quando não apresentar nenhum sintoma ou sequela que possa impedir a doação. Para quem teve contato com alguém com diagnóstico comprovado de contaminação, nos últimos 30 dias, a recomendação é que passe 14 dias sem doar, contados a partir do último dia de contato.