Saúde e Bem-estar

Campanha de Multivacinação é prorrogada até 30 de novembro

O objetivo da mobilização é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de todo o Brasil.

Lançada em setembro pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de novembro. O objetivo da mobilização é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de todo o Brasil.

De acordo com a pasta, 3 milhões de doses foram aplicadas desde o início da campanha. O imunizante Meningocócica foi o mais aplicado, com 444.491 doses, seguido da vacina contra a Febre Amarela, com 349.551 doses, e da Pneumocócica, com 322.703 doses aplicadas. Outras vacinas que estão disponíveis nos postos de saúde são: 

BCG 
Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B)
VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
VRH (Vacina Rotavírus Humano)
Meningocócica C (conjugada)
VOP (Vacina Oral Poliomielite)
Tríplice viral (Sarampo, rubéola e caxumba)
Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba e varicela) 
DTP (tríplice bacteriana)
Varicela 
HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)

O Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, reforça que todos os imunizantes integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Manter a vacinação em dia também é dever dos pais e responsáveis, portanto faça sua parte. Leve seu filho, sua criança ou adolescente, para que possa atualizar sua caderneta de vacinação e, assim, garantir a proteção de doenças imunopreveníveis”, ressalta.

Fonte: Brasil 61