Saúde e Bem-estar

Campanha de vacinação atende crianças e adolescentes em Roraima

A campanha terá ainda um "Dia D" previsto para ocorrer dia 20 de agosto

Até o dia 9 de setembro será realizada a Campanha contra Poliomielite e Multivacinação no Estado, para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, promovida pela Sesau (Secretaria de Saúde).

A ação faz parte das estratégias do PNI (Programa Nacional de Imunizações) para fomentar a vacinação em todo o País. A campanha terá ainda um “Dia D” previsto para ocorrer dia 20 de agosto.

 “A campanha contra a Poliomielite é de suma importância, e nós do estado de Roraima estamos com o risco alto, ou seja, a ameaça de reintrodução a doença da paralisia infantil que estava erradicada nas américas desde 1994 é alto para todos os municípios”, afirma a enfermeira apoiadora do PNI pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Naiáde Bezerra.

 De acordo com Naiáde, antes do surgimento das vacinas, doenças como o sarampo, febre amarela e a poliomielite eram responsáveis por causar a mortalidade de muitas pessoas pelo mundo, além de deixar sequelas em que acabava sobrevivendo. Por esse motivo, é importante destacar que o SUS (Sistema Único de Saúde) é responsável por oferecer 19 vacinas gratuitas à população.

 “Para conseguirmos combater e evitar que volte a paralisia infantil como voltou o sarampo, precisamos que todos cumpram com a sua responsabilidade. A orientação que foi dada aos municípios é que se amplie nesse período a oferta e serviço para que fiquem mais próximo das pessoas”, ressaltou.


A ação faz parte das estratégias do PNI (Programa Nacional de Imunizações) para fomentar a vacinação em todo o País (Foto: Divulgação)

 VACINAS DISPONIBILIZADAS

 Durante todo o período da campanha, serão disponibilizadas para as crianças as vacinas da Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Contra a Poliomielite), VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite), Pneumocócica 10V, Rotavírus Humano, Meningocócica C, Tríplice Viral, Febre Amarela, Hepatite A, Varicela, Tríplice Bacteriana (DTP) e Covid-19.

 No caso da poliomielite, o público alvo é crianças menores de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Estima-se que 63.565 crianças nessa faixa etária sejam vacinadas em Roraima.

 Já os adolescentes poderão se vacinar contra o HPV, Meningocócica ACWY, Hepatite B, DT (Difteria e Tétano), Tríplice Viral, Febre Amarela e Covid-19.

 A Naiáde Bezerra reforçou que é importante que a população compareça às unidades básicas de saúde para garantir que a pólio não volte a ser uma ameaça para as crianças.

 “[No passado] a poliomielite deixou muitos mortos, mas graças às vacinas, que são muito eficazes, essa doença foi erradicada, então não vamos deixar que ela volte. Para isso, é preciso que as pessoas se vacinem, levem as crianças para vacinar, procure a UBS mais próxima”, concluiu.