Saúde e Bem-estar

Campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação tem dia D

Desde o início da campanha foram aplicadas até o momento 158 doses da vacina contra a poliomielite

No próximo sábado, 17, das 8h às 17h, o Dia de Mobilização Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação. Serão disponibilizados sete pontos de vacinação, em bairros diferentes, para alcançar o maior número de crianças. Confira a lista de locais abaixo.

As duas campanhas nacionais de vacinação, uma contra a poliomielite e a outra para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, vêm ocorrendo nas unidades básicas de saúde da prefeitura desde o início deste mês na capital.

A dona de casa, Flávia Costa, 33, levou a filha Isa Maria na UBS Senador Hélio Campos para atualizar o cartão. Ela sabe a importância de vacinar as crianças. “É muito importante, pois previne várias doenças e, principalmente, agora nessa pandemia do novo coronavírus, deixa a criança mais imune, eu acredito”, disse.

Shirlene da Silva, 33, levou os três filhos pequenos, Maria Clara, 2, Maria Sophia, 3, e Murilo, 3, para vacinar na UBS Sayonara Dantas, também no bairro Senador Hélio Campos. Ela não perdeu tempo após o feriado.

“Aproveitei o dia hoje, após o feriado, para trazer os três para atualizar o cartão, soube da campanha pela TV e logo vim aqui, é importante que eles estejam bem, para evitar doenças”, contou.

Campanha contra a poliomielite – O grupo alvo é formado por crianças com idade entre um ano e menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Boa Vista, a meta é vacinar 95% de crianças, um total de 24.704.

Multivacinação – Não há uma meta específica, a ideia é oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, além de diminuir a incidência das doenças imunopreviníveis. O grupo alvo é de crianças de 0 a 14 anos completos.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação 2020 da criança e do adolescente (Foto: Divulgação)

São elas: Febre amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); dT (difteria e tétano); Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY); HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18); Poliomielite; Poliomielite inativada (tipo 1, 2 e 3) e Poliomielite Oral (tipo 1 e 2); BCG (formas graves de tuberculose); Hepatite B; Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b); Rotavírus (diarreia por rotavírus); Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos); Meningocócica C (doença meningocócica C); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A e Varicela (catapora).

Desde o início da campanha foram aplicadas até o momento 158 doses da vacina contra a poliomielite, com uma cobertura 0.67%.

“Precisamos melhorar a nossa cobertura vacinal na capital, por isso é importante que pais e responsáveis, que tenham crianças nessa idade de vacinação, procurem uma unidade mais próxima de sua casa. Todas as unidades básicas que possuem sala de vacina disponibilizam das doses para atender as crianças”, destacou Cinthia Brasil, superintendente de Atenção Primária à Saúde de Boa Vista.

Pontos de vacinação no Dia D, sábado, 17

UBS´s: Olenka Macellaro (Caimbé); Mariano de Andrade (Caranã); Délio Tupinambá (Nova Cidade) e Aygara Motta (Cidade Satélite).

Escolas municipais: Escola Municipal Laucides Oliveira (Airton Rocha, Pérola); Escola Municipal Palmira de Castro (Araceli) e Proinfância Vila Jardim (Vila Jardim).

Hora: 8h às 17h.

Já conhece o guiasaude.folhabv?

Clique aqui e tenha acesso aos melhores profissionais de Roraima!

Publicidade