Saúde e Bem-estar

Campanha pede alimentação nutricional para pacientes na UTI

Alimentação de Dieta enteral ou módulo de proteína são destinados a pacientes que se alimentam por sonda

Profissionais da saúde iniciaram a segunda etapa da campanha que pede módulos de proteína e dieta enteral para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Geral de Roraima (HGR). De acordo com nutricionista CRN7-1770, especialista em Terapia Nutricional, Liana Macedo, já foram arrecadados 278 litros de dieta enteral e 71 latas de proteína.

“Quem tiver interesse e condição de contribuir com os pacientes críticos, peço que nos ajude. O ideal e mais seguro para o paciente é a dieta enteral industrializada, mas ainda assim, precisamos da proteína para completar a cota, já que a necessidade desse nutriente no paciente de UTI é muito elevada”, reforçou Liana.

Segundo ela, o consumo mensal está estimado em 1.620 litros de dieta ou 240 latas de proteína.Ela é a alternativa mais utilizada para a ingestão de alimentos quando a alimentação pela boca está impossibilitada ou é insuficiente em calorias e nutrientes.

“A proteína é um nutriente essencial para recuperação e melhora das funções vitais desses pacientes. São pacientes em dieta enteral (por sonda), então os produtos precisam ser específicos para tal”, explicou.

A nutricionista reforçou que a campanha não pede dinheiro ou transferência bancária, justamente para dar transparência ao processo. “Eu entro em contato para sugerir aqui marcas e locais para aquisição.Quero assim evitar que usem meu nome para pedir dinheiro Peço que os benfeitores comprem o produto e deixem disponível nas lojas indicadas para que eu retire (sendo assim, peço q enviem no meu privado um comprovante da quantidade de latas compradas) ou que deixem diretamente no setor de nutrição do HGR” informou.

Os interessados em fazer as doações podem entrar em contato pelo telefone: 95. 98125-3858.