Saúde e Bem-estar

Câncer de mama também pode ocorrer em homens

Em Roraima dois pacientes estão em tratamento da doença

Você acha que o câncer de mama só poder ser diagnosticado em mulheres? Está enganado, homens também podem ter câncer de mama, por possuírem hormônios femininos e glândulas mamárias.

Os casos de câncer de mama masculino são raros, mas podem ocorrer. De acordo com site Onco Center, no homem, o câncer de mama é uma doença incomum. Os casos masculinos da doença representam de 0,5 a 1% de todos os casos de câncer de mama. E representam menos de 0,5% de todos os cânceres no sexo masculino.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, atualmente em Roraima dois pacientes estão em tratamento da doença na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, que fica no HGR (Hospital Geral de Roraima). Nos casos em que houver o diagnóstico positivo na rede estadual, o paciente é encaminhado para a Unidade.

Os sintomas podem aparecer em homens acima de 60 anos, e pode ser comum em famílias onde tem muitos casos de câncer de mama.

Sintomas da doença:

Surgimento de um caroço próximo ao mamilo

Retração do mamilo

Dor unilateral na mama

Secreção pelo mamilo

O tratamento é similar ao feminino. Baseia-se no uso isolado ou combinação dos seguintes métodos de tratamento – cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia conforme o estadiamento.