Saúde e Bem-estar

Câncer de pele é um dos tipos mais comum que atinge o rosto

Informação foi dada pelo médico Ruiter Diego Botinelly no Programa Quem é Quem

O médico Ruiter Diego Botinelly, especialista de câncer de cabeça em pescoço, relatou que o tipo mais comum que atinge os roraimenses é a da pele. Segundo ele, por haver muita exposição solar isso induz que o indíce seja o mais alto.

“Devido a alta exposição, a célula da pele passa por uma mutação que gera o câncer. A região da cabeça e pescoço fica menos protegida do que o corpo, já que as pessoas sempre estão utilizando roupas. o Hábito de usar protetor solar não é tão difundido, então por isso, recomendamos o uso contínuo do protetor solar, reaplicações durante o dia, afinal, o câncer de pele é o mais comum não só em Roraima. Mas em todo o Brasil, e por isso precisamos identificar os casos mais precocemente para conseguir dar um tratamento adequado a essas pessoas.” disse.

O câncer de cabeça e pescoço (CCP) são os tumores malignos que atingem a cavidade nasal, seios da face (seios paranasais e órbitas), boca (cavidade oral), laringe ou faringe, a pele da face, do pescoço e do couro cabeludo; as neoplasias malignas das glândulas salivares e também o câncer da glândula tireoide e das paratireoides.

No Brasil, o câncer de cavidade oral constitui-se o sexto tipo de câncer mais frequente em homens, segundo o INCA. O câncer da boca pode afetar várias estruturas anatômicas como: lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. 

Os principais fatores de risco são tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e produtos feitos por rolos) e bebidas alcoólicas ( a combinação destes potencializa o desenvolvimento dessa doença , levando a um risco 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem

Confira a entrevista na íntegra: