Saúde e Bem-estar

Celulite ocular: doença infecciosa afeta mais crianças e bebês

Oftalmologistas explicam os sintomas e o tratamento. Entenda.

A celulite ocular é uma infecção que atinge a cavidade da face onde ficam inseridos os olhos, podendo atingir também músculos, nervos, vasos sanguíneos e aparelho lacrimal. A inflamação é mais comum em crianças e bebês, devido  à maior delicadeza das estruturas que envolvem o olho,, mas também pode afetar os adultos.

“A celulite ocular é uma infecção séria da região ao redor dos olhos. Exige cuidado porque pode evoluir para meningite, formação de abscesso e trombose. Ela pode se originar de uma conjuntivite, um terçol, uma inflamação dos canais lacrimais e até de uma sinusite” explica o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira.

O primeiro sintoma é de dor na área dos olhos, em seguida, o inchaço e dificuldade para movimentar o olho.“Em casos mais graves, pode causar perda da visão, febre, impossibilidade de abrir o olho afetado e olhar congelado ou dor à movimentação dos olhos” relata.

O diagnóstico é feito através do exame clínico pelo médico oftalmologista.

Para a oftalmologista Eloisa Klein, em algumas situações, pode ser necessária a realização de tomografia computadorizada das órbitas, dos seios da face e do crânio, assim como exames de sangue e punção lombar. 

“O tratamento é feito com o uso de antibióticos e antiinflamatórios. Em casos graves, pode ser necessária internação para a administração da medicação por via venosa. Em casos complicados, pode ser necessária cirurgia para drenagem da infecção” completa. Também é necessário o uso de medicamentos analgésicos e antipiréticos, para alívio da dor e febre, após o paciente ir pra casa.

Os oftalmologistas Eloisa Klein e Marcelo Moreira explicam os sintomas da doença ocular (Foto: Divulgação)

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns, os oftalmologistas apontam para a dor e a dificuldade para movimentar o olho; Dor de cabeça; Alteração da visão, Inchaço intenso das pálpebras; Vermelhidão no olho e febre.