Saúde e Bem-estar

Cerca de 40 pessoas testam positivo em ação no São Francisco

Resultado significa apenas 4,9% das pessoas que participaram da testagem em massa da Sesau

Durante ato de testagem em massa no bairro São Francisco, 857 pessoas foram testadas e somente 42 pessoas tiveram resultado positivo. A ação faz parte da campanha “Por Você e Por Todos- A Sesau não foge à luta” executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. O ato foi realizada no espaço Santa Maria, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, ao lado da Igreja São Francisco.

Segundo informações da Sesau, dos 857 testes realizados, 641 obtiveram resultado negativo e 42 obtiveram resultado positivo. Outras 119 pessoas tiveram covid e são consideradas curadas, não estando mais transmitindo a doença. Um total de 55 pessoas foi contaminado, mas ainda não são consideradoas completamente curadas, embora não estejam mais passando a covid para outras pessoas.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, reforça que durante a ação de testagem a comunidade também é orientada sobre como proceder após receber o resultado do teste rápido.

“Na equipe há profissionais preparados para orientar e tirar dúvidas sobre como o paciente deve proceder, em caso de resultado positivo, informando se a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou não, e essa orientação é muito importante”, ressaltou. “Temos a alegria de perceber que a população aderiu, compareceu em massa e hoje tivemos a chance de atender também pessoas que, neste sábado, trabalham em lojas aqui perto da igreja. Então foi um dia de trabalho muito intenso com saldo muito produtivo”, complementou.

A Campanha Por Você e Por Todos- A Sesau não foge à luta segue com mais de 25 mil pessoas testadas, na capital e no interior. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Alexandre Salomão, o objetivo é alcançar 240 mil pessoas em todo o Estado.

“Muito importante esse trabalho em parceria com as instituições e a participação de toda a população. Graças ao empenho da equipe, temos alcançado esse resultado tão positivo, por isso quero parabenizar toda a equipe técnica da Sesau que está envolvida nessa atividade que tem garantido a maior ação de testagem em massa do país”, enfatizou o secretário.