Saúde e Bem-estar

Chás gelados não perdem os valores nutricionais

Segundo nutricionista Talita Nascimento, incluir frutas como limão ou abacaxi aumentam as propriedades da bebida

Algumas nações, como a China, a Inglaterra e a Irlanda, têm uma relação muito próxima com os chás. Porém no Brasil, o hábito não é tão comum. “Eles também fazem parte da cultura de muitas populações nativas, especialmente devido às suas propriedades terapêuticas, mas em regiões mais quentes, como é o caso de Boa Vista, não existe o hábito de beber bebidas quentes, por isso indico o chá gelado para refrescar” explicou a nutricionista Talita Nascimento.

Ela explica que o hábito de tomar chá gelado traz uma série de benefícios para a saúde. “Se você incluir o chá com frutas como limão, laranja ou abacaxi, o valor nutricional da bebida só aumenta. É um mito, que o chá gelado não tenha as mesmas propriedades, a bebida apenas precisa ser consumida logo.” explicou.

Recomenda-se colocar as folhas do chá após a água já ter sido fervida. E assim colocar na geladeira. “O indicado é que para cada 1 litro de chá,  pode se usar até 3 colheres de sopa do chá, seja do sabor de preferência de quem vá consumir” explicou.

A especialista relata que também existe uma recomendação de não passar por três xícaras de chá por dia. “Chás que tem efeito diurético e
termogênicos  que possuem cafeína como o chá de canela, chá branco não devem ser consumidos em excesso, principalmente não é indicado tomar no horário da noite, já que é uma bebida energética, principalmente se a pessoa tem dificuldade para dormir” relatou.

Confira uma receita de Chá Gelado

Ingredientes:

• 250ml de Água (gelada);

• 250ml de Suco de Abacaxi;

• 1 e 1/2 xícara (chá) de Chá Mate (pronto);

• suco de 1 limão;

• Gelo;

• Açúcar ou Adoçante (a gosto);

Modo de preparo: Adicione gelo, água, suco do abacaxi e suco de 1 limão e o chá mate no liquidificador e bata bem até espumar e triturar o gelo.

.

#dicadanutri :

• Suco de Abacaxi: Use de preferencia suco natural, mas caso não tenha como use sucos que não possuam soja em sua composição.

• Chá Mate: Nessa receita foi usado chá feito em casa, mas se desejar use aqueles de garrafinha que vendem no mercado.

• Hortelã: Algumas folhas de hortelã podem dar um charme nesse drink

Assista a entrevista na FolhaFm: 

Publicidade