Saúde e Bem-estar

Chás naturais e seus benefícios

Diversos produtos naturais podem beneficiar a saúde quando utilizados de maneira adequada

No tempo de nossos avós, qualquer doença era tratada com remédios e chás caseiros. Quem nunca tomou uma garrafada preparada com raízes e plantas medicinais?

Atualmente, o uso de produtos naturais não é tão comum para alguns, que preferem medicamentos tradicionais, encontrados em farmácias. Porém, muitas pessoas preferem o uso de remédios e produtos naturais no dia-a-dia.

Socorro Martins, trabalha há 16 anos com a venda de produtos naturais em Roraima. O box localizado na Feira do São Francisco, possui mais de 2 mil itens a disposição dos clientes.  Boldo, capim santo, carqueja, eucalipto, mel, xaropes, castanha de caju e castanha do Pará, estão entre os itens mais procurados segundo ela.

“As pessoas buscam produtos naturais tanto para remédio, quanto para uma alimentação mais saudável, como temperos e insumos naturais, que chegam aqui em Roraima por meio de lojas especializadas e alguns produzidos aqui mesmo no estado”, explicou.

Diversos produtos naturais podem beneficiar a saúde quando utilizados de maneira adequada. E, além de contar com o conselho do médico, uma boa forma de fazer isso é conhecer informações a respeito do item em questão.

Boldo

É aliado do fígado e da digestão. Boldo é um arbusto da região central do Chile e Peru. As folhas do arbusto do boldo têm uma longa história de uso na medicina popular. Podendo ser consumido na forma de chá para uma variedade de fins de promoção da saúde.

Marcela Flor

É uma planta medicinal, também conhecida como Alecrim-de-parede, Camomila-nacional, Carrapichinho-de-agulha, Macela-de-campo, Macela-amarelo ou Macelinha, muito utilizada como remédio caseiro para acalmar, além de Ajudar no tratamento de azia; Cálculo biliar; Dor de cabeça e Cólicas intestinais;

Cipó Tuira

Destaca-se por suas propriedades medicinais, sendo utilizada no tratamento de icterícia, hepatite, malária e na indústria de cosméticos como ativador celular e desintoxicante da pele.