Saúde e Bem-estar

Ciclo de palestras aborda valorização da vida

O evento é gratuito e ocorre virtualmente

Em alusão à campanha nacional Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, a Segad (Secretaria da Gestão Estratégica e Administração), por meio da Escola de Governo, promove o I Ciclo de Palestras com temas voltados ao suicídio, no dia 23 de setembro, a partir das 17h. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link. O evento é gratuito e será na Univirr (Universidade Virtual de Roraima).

Para realizar as palestras, serão abordados diferentes temas ministrados por profissionais qualificados. O evento é voltado a servidores públicos, dependentes dos servidores e comunidade em geral. A primeira palestra será, às 17h15, com o tema “De onde vem sua motivação?”, que será abordado pela profissional coach e diretora do Instituto de Modernização Pública, Elísia Martins.

Às 17h35, a mestre em Ciências da Saúde, Neila Macedo, tratará do assunto “Índices de suicídio no Estado de Roraima”. Na sequência, às 17h55, a especialista em Saúde Pública em Serviço Social, Neilza Firmino, abordará o tema “Importância de falarmos sobre o suicídio nos novos tempos”.

Logo após, às 18h30, a capitã BM Sandra Menezes falará sobre o tema “Abordagem técnica à tentativas de suicídio” e, por fim, às 18h50, a psicóloga do DSEI Leste, Jaqueline Beatriz, com o tema “Valorização da vida: o bem viver indígena”. No encerramento do evento haverá uma rodada de conversa com os participantes e coffee break.

Para o diretor da Escola de Governo, Silvano Sousa, a iniciativa é fundamental, uma vez que a problemática de suicídios no Brasil e no mundo apresenta difícil detecção e cada vez mais vitimiza milhares de pessoas. “O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação”, afirma.