Saúde e Bem-estar

Cirurgias de vasectomias são retomadas

O método de contracepção masculina é considerado bastante eficaz por especialistas na prevenção da gravidez

O Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, retomou nesta quarta-feira, 3, a realização de cirurgias de vasectomia, procedimento recomendado para homens que não querem mais ter filhos.

O método de contracepção masculina é considerado bastante eficaz por especialistas na prevenção da gravidez, de acordo com a diretora do Centro de Referência, Marília Pinto. O procedimento pode ser feito sem encaminhamento de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), no entanto é preciso se enquadrar nos critérios do Ministério Saúde.

“O procedimento é rápido e fácil, mas por se tratar de uma decisão importante e definitiva, os homens que buscarem a unidade passarão por uma palestra explicativa dada pela equipe multiprofissional, conhecerão os reflexos dessa decisão e terão 60 dias para tomar a decisão final. Após esse período ele pode passar pela consulta com o urologista e realizar o procedimento de forma segura”, explicou a diretora.

O procedimento leva aproximadamente 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar. Para realizar o agendamento, os interessados devem comparecer no Centro de Referência, de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Os requisitos mínimos para a cirurgia são: ter idade superior a 25 anos ou, pelo menos, dois filhos, estabilidade conjugal, se estiver casado e haver comum acordo entre casal.