Cirurgias endovasculares passam a ser realizadas esta semana    - Folha de Boa Vista
EM RORAIMA
Cirurgias endovasculares passam a ser realizadas esta semana   
Procedimentos serão realizados no Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem
Por Folha Web
Em 04/05/2022 às 10:15
Procedimento é uma área de atuação da cirurgia vascular na qual realiza-se o tratamento das doenças circulatórias, utilizando balões e stents (Foto: Divulgação/Ascom)

A partir desta semana, a Sesau (Secretaria de Saúde) começa a realizar cirurgias endovasculares em Roraima. Os procedimentos passarão a ser realizados no Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem.

De acordo com o cirurgião vascular Bruno Caiafa, apesar de existir a hemodinâmica no Estado, o serviço de cirurgia vascular nunca tinha sido complementado de forma que as cirurgias endovasculares acontecessem no cotidiano. 

“O serviço de cirurgia endovascular é voltado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, no tratamento de artérias e veias do corpo humano, que proporcionam menor morbidade para o paciente, e que vai ser um benefício maravilhoso para toda sociedade”, destacou o especialista.

 A princípio serão realizados procedimentos diagnósticos e terapêuticos de média complexidade, passando então para tratamento de doenças complexas como aneurismas de aorta toracoabdominal, na medida em que haja um crescimento e amadurecimento do serviço.

 “Apesar de ser um serviço embrionário, pretendemos começar atendendo pelo menos de 4 a 8 arteriografias semanais, além de 2 a 4 angioplastias distais, que são os procedimentos de revascularização dos membros inferiores", frisou o médico.

 CIRURGIA ENDOVASCULAR

O procedimento é uma área de atuação da cirurgia vascular na qual realiza-se o tratamento das doenças circulatórias, utilizando balões e stents, além de possíveis embolizações para correção de hemorragias localizadas. O ambiente usado para este tratamento tanto pode ser a sala de hemodinâmica como o centro cirúrgico. Desta forma, é usada para o tratamento das doenças circulatórias - dos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos.

 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
2
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!