Saúde e Bem-estar

Com UTI lotada, pacientes esperam por oxigênio nos corredores

Denúncia foi feita por profissionais de saúde do HGR; Sesau diz que a rede estadual de saúde está abastecida com quatro tanques de oxigênio

Nesta segunda-feira, 11, a FolhaBV recebeu denúncia de profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima (HGR) informando que pacientes estariam esperando por oxigênio nos corredores. A unidade está com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 75% em relação aos leitos clínicos. A informação consta no Boletim Epidemiológico deste domingo, 10, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 

A denúncia informou, ainda, que pacientes de Manaus estariam buscando atendimento naquela unidade, uma vez que o Amazonas têm apresentado dados alarmantes de covid-19. Na semana passada, o Governo do Amazonas prorrogou por mais 180 dias (seis meses) o estado de calamidade pública, depois que hospitais do estado voltaram a ficar lotados com pacientes.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, no momento, as Unidades Hospitalares que integram a rede estadual de saúde estão abastecidas com quatro tanques de oxigênio para atender as demandas e que possui contrato anual para compra do insumo, com abastecimento quinzenal das unidades.

“Nesse momento todos os tanques e cilindros estão abastecidos”, informou.

A gestão reforçou que está atenta à situação enfrentada no Estado do Amazonas e que está tomando as medidas necessárias para conter o avanço da doença em Roraima, o que inclui o reforço do trabalho de vigilância epidemiológica, reestruturação das Unidades Hospitalares e a reorganização do fluxo, para garantir que todos os pacientes sejam atendidos.

Roraima confirma mais 53 casos de covid-19 em 24h

Conforme o boletim, foram confirmados 53 novos casos de covid-19, sendo 43 em Boa Vista. Com a atualização, Roraima chegou a 69.785 confirmações da doença. Destes, 66.262 receberam alta de isolamento e se encontram recuperados.

Além da capital, os municípios que registraram novos casos foram Cantá (1), Caracaraí (1), Pacaraima (2) e São Luiz (3). Outros três casos não tiveram a localização informada.

INTERNAÇÕES – No Hospital da Criança Santo Antônio, a ocupação de leitos de UTI está em 20% e os clínicos em 79%.

Na única maternidade do Estado, a ocupação de leitos clínicos adultos é de 20% e de RN, 27%. Na UTI, a ocupação é de 88%%.

O Hospital Regional Governador Ottomar de Sousa Pinto é o único sem ocupação de leitos.

ÓBITOS – Em Roraima, já foram registrados 793 óbitos causados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outros 35 seguem em investigação.