Saúde e Bem-estar

Como combater a tristeza antes de se tornar doença

Tristeza em excesso é um dos primeiros sintomas da depressão

A tristeza pode ser a resposta para eventos desagradáveis, uma sentimento que as pessoas irão passar em algum momento de suas vidas. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, a tristeza pode durar mais do que muitas outras emoções, mas existem formas de combatê-las. “Existem várias atitudes que podem diminuir os sintomas e evitar uma depressão.

“É importante lembrar que não há problema em se sentir triste, irritado e confuso. Essas são todas emoções que fazem parte da vida. Também é importante encontrar saídas e maneiras de lidar com esses sentimentos, para que você não potencialize essas emoções, o que pode ser prejudicial à sua saúde mental” explica.

Reconhecer seus sentimentos e emoções significa dedicar tempo para estar atento a eles, validá-los e libertá-los. Há um velho ditado que diz que “curar é sentir”. Procure compreender as causas das aflições. Quando existem causas e elas podem ser resolvidas, manter a calma é a melhor saída. Quando não existem causas ou elas não podem ser resolvidas, é possível eliminar os motivos para se agarrar aos sentimentos negativos. De nenhuma forma eles serão benéficos para o seu bem-estar.

Segundo o médico, a comunicação é uma forma eficaz de combater a tristeza.

“Usar frases diferentes e substituir a linguagem negativa por uma conversa interna positiva pode ajudar a construir uma identidade resiliente que possa lidar efetivamente com a sensação de stress, tristeza e ansiedade” relata.

O especialista indica refletir sobre a sua fala e a forma que você passa esse sentimento para outras pessoas.

“Falar sobre o momento difícil também é indicado, não apenas com os amigos e família que podem ser um suporte emocional. Mas procurar ajudar médica, fazer terapia e desmitificar o tabu que o psiquiatra ou o psicólogo são indicados apenas para pessoas doentes mentais” relata.

Outra dica importante é se alimentar bem. Alguns alimentos possuem propriedades antidepressivas. Os ácidos graxos, vitaminas e minerais que eles contêm ajudam a regular naturalmente o sistema nervoso. É importante comê-los regularmente, pois certas deficiências nutricionais estão associadas à tristeza e depressão.

O exercício físico é essencial para combater a tristeza. Ele não só importante para deixar as pessoas em forma, perder peso e ganhar músculos. “Ele é fundamental para o bom humor, especialmente para pessoas com rotinas realmente sedentárias. Após exercícios de média intensidade, o corpo secreta serotonina, endorfinas e dopaminas, neurotransmissores responsáveis por sentimentos de  prazer e alegria”

” Encontrar uma atividade que lhe traga bem estar e vença aos poucos a vontade de ficar na cama. Crie pequenos hábitos que facilitem a realização dessa rotina, como d convidar alguém para praticá-la com você” finalizou.