Saúde e Bem-estar

Como deve ser a dieta para as pessoas que não conseguem engordar?

Endocrinologista explica quais são os alimentos indicados

Embora cada organismo seja único e tenha suas particularidades, é possível traçar algumas semelhanças entre os indivíduos e, a partir daí, definir biotipos – que são determinados, essencialmente, de acordo com o metabolismo de cada pessoa. Para quem não sabe, existem três categorias básicas que servem para diferenciar os biotipos do corpo humano: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Para explicar cada um deles, a FolhaBV irá fazer uma série de matérias com o endocrinologista César Penna. O primeiro perfil abordado é o Ectomorfo. Sabe aquele perfil de pessoa bem magra, alta e que tem dificuldade de engordar? Ele se encaixa perfeitamente no biotipo ectomorfo.

“Pessoas com esse tipo de organismo têm um metabolismo bem acelerado – ou seja, têm menos chances de acumular gordura, pois queimam calorias com mais facilidade. Além disso, um indivíduo com corpo ectomorfo costuma ter ossos alongados e ombros curtos” explicou o médico.

Vale lembrar também que o ganho de peso e a mudança do estado nutricional de indivíduos muda após os 20 anos de idade. “O principal período de acúmulo de massa corporal ocorre na primeira década após o término da adolescência, reduzindo de intensidade, mas ainda se mantendo ascendente nas décadas subsequentes” explica.


O endocrinologista César Penna explica como seguir uma alimentação saudável (Foto: Arquivo FolhaBV)

Como ganhar peso de forma saudável?

O médico reforça os cuidados para se alimentar com saúde. Para aumentar as calorias e proteínas da dieta, é recomendado fazer 6 refeições por dia, com intervalos máximos de 3 horas entre elas. “É recomendado que as pessoas ectomorfas aumentem a ingestão de calorias e proteínas na dieta, incluindo gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais, frutas, leguminosas e cereais integrais, que ajudarão no ganho de peso e massa muscular” relata Penna.

Incluir alimentos como o azeite ou castanhas; proteínas magras, como peixes, tofu ou frango; vegetais e frutas frescas; leguminosas; tubérculos, como aipim, batata doce ou inhame; e cereais integrais, como arroz integral ou macarrão integral na dieta irá trazer benefícios para a saúde e ganho de massa muscular.

Dicas do que fazer para engordar

Use um prato maior

Uma dica simples que pode ajudar muito na hora de se alimentar, Pratos menores fazem com que as pessoas comam menos do que comeriam se utilizassem pratos grandes.

Shakes e vitaminas

Um shake de frutas com leite integral para matar a sede é uma maneira simples de obter proteínas e calorias de alta qualidade. Eles são muito ricos em proteínas, carboidratos e calorias.

Não beba água antes de comer

Certifique-se de manter-se hidratado durante o dia, mas evite o consumo de água perto dos horários em que você normalmente faz as suas refeições para não ficar com o estômago cheio e perder o apetite.

Carboidratos

Se o ganho de peso for uma prioridade, priorize carboidratos, como batatas, mandioca, arroz, milho, pães e massas integrais. O whey protein pode ser indicado com acompanhamento de um nutricionista.

Por Raísa Carvalho