Saúde e Bem-estar

Como economizar na feira e comer alimentos nutritivos

Sim é possível se alimentar de maneira saudável sem gastar muito. Ao contrário do que muitos pensam, comer para nutrir bem o corpo não precisa ser caro. Uma das desculpas mais comuns dada por pessoas que querem fugir de uma dieta balanceada é o valor dos itens que fazem parte de uma alimentação considerada saudável.

No entanto, nem sempre é necessário aumentar a conta do supermercado para manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes. A nutricionista Ana Paula Lima dá dicas para comprar alimentos necessário para uma dieta balanceada sem gastar tanto. Segundo ela, o mais importante é sempre comer antes de ir ao mercado, ou a fome pode estragar a escolha dos alimentos.

Antes de sair às compras, vá à sua cozinha para saber o que exatamente tem lá e o que está faltando. Assim, faça uma lista de compras que contemple os alimentos faltosos e também aqueles que sejam necessários para você preparar algo que já estava em mente para a semana.

Outra dica é listar quais os alimentos que irão ser consumidos durante a semana, dessa forma, evitando o desperdício e não encarecer a compra. “Escolher os alimentos em promoção, que estão na safra é uma forma de economizar, pois estão à venda em grande quantidade que acabam ficando mais baratos” ressalta.

(Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

A nutricionista explica que as frutas e verduras são fontes importantes e atuam no crescimento e regeneração, além de trazer benefícios ao sistema imunológico. “Frutas e verduras geralmente são mais baratas que os carboidratos, chocolates e alimentos gordurosos” conta. 

“Procurar por verduras que não estragam muito facilmente também é uma opção, já que devem ser as primeiras a serem consumidas. Outra dica é procurar comprar porções pequenas. Você pode variar e consumir uma em cada semana. Vegetais como espinafre, couve e repolho tem maior durabilidade  e maior variedade na hora e preparar” relata.

Entre os legumes, vale a mesma regra que as verduras, escolha opções que variem entre os que têm pouca durabilidade e os que têm maior durabilidade. E consuma sempre primeiro os que estragam mais facilmente para evitar o desperdício.

“Como os alimentos vendidos na feira são, normalmente, perecíveis, o ideal é que a compra seja semanal, em quantidades menores para não desperdiçar” relata.

Pechincha

Sempre pergunte pelo desconto de última hora. Não custa nada tentar uma pechincha! Ainda mais que feiras livres são ótimas para bater papo com conhecidos e para fazer novas amizades. Se você é uma pessoa simpática e agradável, certamente colherá bons frutos.

(Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)