Saúde e Bem-estar

Como entreter as crianças em casa

Veja alternativas para fugir do tédio e da mesmice com os filhos durante a quarentena

Durante o período de isolamento social, devido ao coronavírus, muitos colégios estão ensinando à distância, com o apoio de ferramentas tecnológicas e dos pais, e outros adiantaram as férias escolares. Com isso, as crianças estão passando mais tempo em casa com os pais e responsáveis. Embora seja um momento difícil e cheio de incertezas, é possível aproveitar o momento para estreitar as relações familiares e passar mais tempo com os filhos.

Para sair da mesmice e fugir do tédio por estar 100% do tempo dentro de casa, é possível planejar algumas atividades e brincadeiras que podem ser feitas com as crianças, para entretê-las e reunir a família em diversos momentos do dia a dia. Confira abaixo algumas alternativas para entreter as crianças e deixar a criatividade e a imaginação agir ainda mais durante esse período.

Refeições mais divertidas 

Para deixar o momento das refeições mais alegre, chame as crianças para participar da preparação e arrumação da mesa, por exemplo. Lembre-se de mantê-las longe do fogão e de facas e supervisione o que elas estiverem fazendo, para ensiná-las corretamente. Esse pode ser um ótimo momento para estimular as crianças a consumir mais frutas, verduras e demais alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. 

Aprender sobre higiene brincando 

Durante essa pandemia, ficou extremamente claro que a palavra de ordem é higienização.  Por isso, para não assustar as crianças com o coronavírus, é possível ensiná-las sobre isso de forma lúdica, brincando. Uma alternativa é entretê-las durante o banho e lavagem das mãos, por exemplo, ao mesmo tempo que ensina a importância desses procedimentos de higienização. 

Diversas músicas infantis, como “Lavar as mãos”, da banda Palavra Cantada, podem servir de apoio nesse momento, principalmente com as crianças menores. Cantar com seus filhos durante o banho ou enquanto lavam as mãos pode deixar a tarefa mais divertida e educativa. 

Contação de histórias e soltando a criatividade com pinturas

A leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Por isso, estimular isso dentro de casa é muito importante para que criem o hábito. Durante o isolamento social, é possível realizar diversas contações de histórias, podendo até criar pequenas encenações com as crianças para deixar a imaginação ir além durante a leitura. Além disso, existem alguns canais no YouTube que realizam contação de histórias, podendo servir como apoio. 

Algo que pode estimular muito a imaginação e a criatividade dos pequenos é a pintura. Separe algumas tintas, pincéis, lápis e canetas para criar desenhos com seus filhos. Para incrementar, vocês podem separar temas para realizar os desenhos e construir histórias com base no que pintaram.

Aventuras da sala até o quintal

A criança raramente gosta de ficar parada. Logo, brincadeiras mais agitadas tendem a ser ótimas para gastar energia, principalmente se não dá para sair de casa. Portanto, aposte em atividades que se assemelham a grandes aventuras, como acampamento em casa (é possível montar uma barraca com lençóis, por exemplo), caça ao tesouro (escondendo algum objeto pela casa e dando dicas para que a criança o encontre) e circuito com obstáculos (criando obstáculos dentro de casa ou no quintal, para que a criança tenha que ultrapassá-los para chegar até o outro lado do ambiente). 

Lembre-se de que, para algumas atividades, é importante usar calçados apropriados para evitar possíveis acidentes. Por isso, se alguma atividade fizer com que a criança pule ou corra, opte por colocar um tênis infantil, para trazer mais firmeza e segurança aos pés durante a brincadeira.