Como evitar engordar após parar de fumar - Folha de Boa Vista
SAÚDE
Como evitar engordar após parar de fumar
Endocrinologista explica que é comum o ganho de peso por pessoas que param de fumar
Por Folha Web
Em 01/07/2022 às 06:00

Para muitas pessoas, parar de fumar não é tarefa fácil. Requer muita disciplina e força de vontade. Durante o processo de deixar de fumar, muitas vezes as pessoas enfrentam o ganho de peso. De acordo com o endocrinologista Cesar Penna, o ex-fumante costuma substituir o cigarro por comidas gordurosas e doces, para lidar com o vício, e pode engordar nos primeiros meses sem a nicotina.

“Para driblar a vontade de fumar, muitas pessoas adquirem outras formas de substituir o vício, o mais comum é comer alimentos calóricos que podem trazer uma sensação de satisfação e endorfina. Outro ponto, é que ao parar de fumar, as pessoas conseguem sentir melhor o gosto da comida, fazendo com que a vontade de comer aumente” explica o médico. 

Segundo o médico, existem algumas técnicas que muitos adotam para driblar a vontade. “As pessoas optam por mascar chicletes sem açúcar e também por escovar os dentes muitas vezes no dia. Mas o mais correto mesmo, é ter força de vontade e manter uma alimentação saudável ``, relata.

O especialista reforça que muitas vezes as pessoas deixam de fumar para obter uma vida mais saudável. “Não é bom substituir um problema pelo outro, pessoas que fumam tem a tendencia de enfrentar problemas de saúde, então consumir comidas muito gordurosas, podem além do aumento de peso, trazer outras doenças” disse.

Para o médico, a orientação principal é criar gosto por uma atividade física.Quando a vontade de fumar vier, é importante que a pessoa se distraia, fazendo atividades que lhe dêem prazer e substituam o sentimento de perda. 

“A atividade física regular vai ajudar a queimar as calorias extras e também trazer a endorfina e o bem estar necessários para passar por essa fase inicial quando há maior vontade de fumar” diz.

Outra dica é evitar o excesso de café e alimentos açucarados que aumentam a vontade do cigarro. “Coma a cada três horas, alimentos saudáveis e lanches nutritivos. Lembre-se que para obter uma vida mais saudável é necessário esforço e dedicação” completa o médico.

No que se refere às dicas para deixar de fumar, uma das mais importantes que irão ajudar na hora de largar o tabaco é buscar apoio médico. “O profissional deve acompanhar e incentivar que o paciente pare de fumar, e caso seja necessário, possa receitar alguma medicação” finalizou. 

Dicas para parar de fumar

Elimine os cinzeiros da casa;
Desmonte o “cantinho do cigarro” onde você costuma fumar com mais frequência;
Se você fuma no carro, deixe o maço em casa quando dirigir;
Cole uma folha de papel no maço, anote o horário do último cigarro e tente aumentar o intervalo entre eles;
Mude seu trajeto se você costuma fazer paradas para comprar cigarros sempre no mesmo estabelecimento;
Avise os amigos e familiares e peça que eles não convidem você para fumar.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!