Saúde e Bem-estar

Como funcionam os testes de gravidez de farmácia e de sangue

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina

Existem duas formas de diagnosticar a uma gravidez, ambas com a detecção do hormônio beta HCG (gonadotrofina coriônica humana), produzido pela placenta da gestante.

O primeiro é feito a partir de um dispositivo comprado em farmácia. É caseiro e pode ser feito por meio da medição da quantidade de hormônio na urina. O resultado é mostrado no dispositivo após alguns minutos. Já o segundo é feito em laboratório pela coleta de uma amostra de sangue. Costuma levar um dia ou menos para ficar pronto.

Os exames detectam a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina ou na corrente sanguínea.  De acordo com o bioquímico Roosevelt Pontes, o hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado e será utilizado para o desenvolvimento do feto.

“Após a fecundação do espermatozóide no óvulo, ele demora cerca de seis dias para se instalar na parede do útero, a partir dai começa a ocorrer à produção do hormônio beta-HCG, que serve para o desenvolvimento do embrião e começa a ser liberado na corrente sanguínea da mulher” explica. O especialista relata que a cada dois dias os valores do hormônio vão dobrando, e com isso, fica cada vez mais fácil ser diagnosticado.

Os dois métodos são confiáveis, mas o exame de laboratório pode dar um panorama acerca do tempo de gestação, já que os níveis de HCG aumentam significativamente a cada dia.

“O teste de gravidez da farmácia é um exame qualitativo e tem uma certa sensibilidade, já o feito em laboratório de análises clínicas oferece uma detecção muito maior do que os testes de farmácia” explicou. 

Qual é o dia certo para fazer?

Independente do tipo de teste de gravidez, os resultados só são confiáveis após o primeiro dia de atraso da menstruação, pois o HCG só é produzido em quantidade considerável neste período. Portanto, realizar o exame antes disso pode fornecer um resultado falso negativo.