Saúde e Bem-estar

Como incentivar seu filho a fazer amigos na escola?

No dia do amigo, pediatra explica a importância da amizade na infância

Quando lembramos dos nossos amigos de infância, logo vem a cabeça memórias de brincadeiras e momentos felizes. De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, a amizade na infância é essencial para o desenvolvimento dos pequenos. 

Hoje, dia 20 de julho é lembrado como o dia do amigo, e por isso, a pediatra ensina dicas aos pais e responsáveis de como incentivar os filhos a criarem boas amizades.

É importante conhecer o temperamento e personalidade de seu filho para criar situações nas quais ele se sinta à vontade e encorajado a interagir com outras crianças e criar a partir daí uma amizade e também dar suporte emocional, pois todas as relações humanas podem  ter conflitos e semelhanças e todo relacionamento tem bons e maus momentos. “Amizades ajudam na comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de emoções e estabilidade emocional e quando são iniciadas na infância se tornam uma referência de sentimentos bons” ressalta a médica.

Criar amizades na infância é importante para o desenvolvimento infantil” diz pediatra Ana Carolina Brito (Foto: Arquivo FolhaBV)

Ser o exemplo

As crianças aprendem olhando para os adultos. Para isso, também é importante que os pais tenham amigos. “Para incentivar seu filho a fazer amigos na escola é importante ser o exemplo para seu filho, cumprimentando os vizinhos, conhecidos e funcionários da escola, com cordialidade, sorriso no rosto, olhando nos olhos e demonstrando interesse pelas outras pessoas” explica a pediatra.

Contar histórias 

Suas lembranças de amigos de infância podem ser inspiradoras para as crianças.  “Outra dica é contar histórias sobre as amizades que se tem para seu filho e como essas amizades trazem alegria e bem estar também incentiva a criança a buscar amigos” disse.

Amizade na fase escolar pode ajudar o desempenho de aprendizado (Foto: Divulgação)

Convites de aniversário

Criar uma agenda de lazer e atividades com outras crianças também pode ser uma forma de criar amigos.  “Oferecer possibilidades de convívio entre as crianças como convites para festas de aniversário ou brincadeiras na praça ou cinema podem ajudar na formação ou fortalecimento de amizades” explica.

Amizade na fase escolar

Amizades entre as crianças são fundamentais para um bom desempenho escolar. “A amizade com alunos que têm interesse em estudar é fundamental para melhorar o rendimento nos estudos. Existe empatia e identificação com o outro, e, quando o amigo é esforçado, competente e dedicado, a influência é positiva.Um aluno que tem relações boas com as pessoas vai aprender a se expressar melhor e a ter uma convivência mais produtiva em sociedade” finaliza Ana Carolina.

Leia mais: Confira atividades de lazer para fazer com as crianças