Saúde e Bem-estar

Como não ganhar tanto peso com as festas de final de ano

Dicas simples para quem quer aproveitar as confraternizações sem deixar o ponteiro da balança subir

O mês de dezembro pode ser um pesadelo para quem quer se manter no peso e foge dos excessos com medo dos quilos extras que podem ser adquiridos.

A lista de eventos no último mês do ano é grande, são as confraternizações da empresa, reuniões de amigos, tem também o encontro para o amigo secreto. Isso sem falar no principal e também mais difícil, o Natal e o Ano Novo.

Para o médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas Filho, esses momentos devem ser de alegria e não de receios ou preocupações com o peso. “A recomendação é que todos aproveitem as confraternizações, mas com consciência”, afirma o especialista.

Abaixo, algumas dicas que podem ajudar:

Fuja das dietas restritivas nessa época

Não se prive de não comer aquele alimento que você gosta muito, como uma rabanada, por exemplo, bem típica do Natal. Você pode consumir, é só pegar uma quantidade pequena e comer devagar.

Pesquisas já demonstraram que o prazer é maior nas primeiras porções, e quantidades pequenas podem ser suficientes sim para matar a vontade. Não é preciso exagerar para se satisfazer.

Evite beliscar antes da hora

A tendência é que a gente coma muito mais se ficamos sentados na mesa aonde os petiscos ou as refeições estão sendo servidas.

É importante se planejar antes de sair de casa para a festa. Faça um lanche rápido, de preferência, rico em proteínas. Assim, você se sentirá saciado e não chegará no evento com tanta fome.

Cuidado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Você não precisa ficar sem beber. Mas preste atenção ao tipo de bebida que será consumida. Os coquetéis e batidas, além do álcool, ainda carregam doses altas de açúcar, às vezes até leite condensado, que acabam gerando calorias em excesso e não geram saciedade. Se limite a beber um drink por hora e evite exagerar.

Saiba também, a hora de parar. Uma dica é não se servir novamente enquanto o seu copo ainda não estiver completamente vazio. Você também pode intercalar um copo de bebida alcoólica, com um de água mineral.

Mantenha uma rotina alimentar e de exercícios

O ideal é que tenhamos uma rotina alimentar, uma dieta balanceada, e a prática constante de exercícios físicos durante todos os meses do ano, mas em dezembro, ela torna-se ainda mais fundamental. Para quem diz que não tem tempo, 15 minutos por dia já são suficientes. Melhor do que não fazer nada.

Se a festa de confraternização da empresa vai ser à noite, faça refeições leves ao longo do dia. Não esqueça dos lanches, de preferência com frutas, para não sentir fome durante os intervalos.

Não passe o dia inteiro sem comer

Nada de ficar o dia inteiro sem se alimentar para comer tudo o que quiser na ceia de Natal ou Ano Novo. Coma normalmente durante o dia para não cometer exageros depois. Se você estiver com muita fome à noite, as chances de exagerar serão grandes. O que acontece, na prática, não é uma compensação, mas sim um descontrole. 

Não tenha medo da balança

Ficar com medo de se pesar ao voltar de férias e esperar emagrecer alguns quilos para então saber quanto se está pesando não é uma boa estratégia.

O ideal é ter logo o conhecimento do quanto de peso foi adquirido para começar a correr atrás do prejuízo, sem deixar para depois.