Saúde e Bem-estar

Conferência irá avaliar a situação da saúde pública em RR

Proposta é propor políticas públicas que se façam necessárias

Na luta pela contribuição e defesa da saúde pública, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realizará entre os dias 12 e 14 de junho a 8ª Conferência Estadual de Saúde. A abertura será nesta quarta-feira, 12, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFRR (Universidade Federal de Roraima), às 19h.

O tema central das discussões é “Democracia e Saúde”, subdivido em três eixos: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O evento é uma exigência da Lei Nº 8.142, que garante que seja realizada uma Conferência de Saúde a cada quatro anos para avaliar a situação da saúde pública e propor políticas públicas que se façam necessárias para melhor atender a população.

“A Conferência tem grande relevância para os usuários do SUS, pois as suas necessidades são ouvidas e discutidas em um Fórum com gestores e profissionais da saúde”, disse o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elcio Franco.

A duração da Conferência é de três dias e contará com a presença de 28 convidados especiais, sendo estes presidentes de bairros, associações e ONGs, além de 128 delegados, que são representantes e agentes de saúde dos municípios do Estado, previamente selecionados. Serão 32 de Boa Vista e quatro de cada município do interior.

Na programação do dia 13, os participantes do evento devem aprovar o Regulamento da Conferência, assistir a palestras e debater os assuntos do dia em grupos.

Para encerrar, no dia 14, será realizada a Plenária Final, apresentação dos resultados da Conferência e também as eleições dos delegados que representarão o Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.