Saúde e Bem-estar

Confira dicas para manter a saúde no carnaval e curtir a folia bem

Para aproveitar ao máximo a festa é necessário cuidar da saúde no carnaval

Vamos manter a saúde no carnaval ?! A festa mais alegre e contagiante do mundo e que, no Brasil, faz sucesso e atrai muitos turistas todos os anos. É difícil achar alguma pessoa que não se anime nessa época do ano: são, no mínimo, 5 dias de agitação!

Contudo, para aproveitar ao máximo a festa, é necessário cuidar da saúde no carnaval. Para ajudar os foliões de plantão, vamos dar 5 dicas sobre como cuidar da saúde durante os dias de festa e curtir muito a folia. Acompanhe!

Alimente-se bem

Normalmente se gasta muita energia durante o carnaval. Os blocos de rua ou as festas podem começar durante o dia e se estender até a noite. É necessário sempre manter uma alimentação consistente.

Por mais que o entusiasmo pela festa seja grande, reserve um tempo para tomar um café da manhã reforçado. Se o almoço ocorrer durante o carnaval, é aconselhável optar por alimentos leves e de fácil digestão, o mesmo vale para a janta.

É importante sempre carregar algumas opções de lanches rápidos, para casos de imprevistos. Separe algumas barras de cereal, biscoitos e salgadinhos.

Não exagere nas bebidas alcoólicas

Tudo em excesso faz mal ao corpo, principalmente quando falamos em bebidas alcoólicas. Não é preciso deixar de tomar cerveja ou algum drinque no carnaval, porém, é importante não misturar os tipos de bebidas e, além disso, saber dosar a medida certa.

Procure estipular uma quantidade ideal e intercale com alimentação e água.

 Beba muita água e mantenha o corpo hidratado

A ingestão de bebida alcoólica reprime a produção do hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa urine mais. É preciso, portanto, repor constantemente o líquido. Beber muita água é a saída ideal para manter o corpo hidratado no carnaval.

Mesmo quem não ingere bebidas alcoólicas corre o risco de sofrer uma desidratação, devido a grande perda energética, ao suor e, principalmente, a exposição ao sol nas festas diurnas. Leve sempre uma garrafinha de água presa à cintura e mantenha o corpo hidratado!

 Proteja-se do sol

Além de todos os problemas futuros que a exposição prolongada ao sol pode ocasionar, a insolação é um contratempo imediato, que pode resultar no fim do carnaval.

O mal-estar causado por ela é grande. A pessoa com insolação pode apresentar, entre outros sintomas, febre alta, calafrio, cansaço e tontura.

Evite ficar exposto ao sol próximo ao horário do meio dia. Use sempre filtro solar, procure proteger o corpo com roupas frescas e coloque algum acessório na cabeça.

Descanse o necessário para cuidar da saúde no carnaval

Saiba respeitar os limites do seu corpo. Mesmo que o carnaval esteja bom, é importante prestar atenção nos sinais que o corpo transmite. Descanse, no mínimo, 6 horas por dia. Procure ter um sono tranquilo para acordar disposto e continuar a festa no próximo dia.

O carnaval é uma festa esperada e preparada durante um ano inteiro. Não desperdice a chance de aproveitá-la ao máximo: cuide da sua saúde no carnaval! Porque se alguma coisa acontecer, você vai poder curtir a folia somente no próximo ano!