Saúde e Bem-estar

Conheça as alternativas saudáveis para as comidas típicas

Saiba quais são os alimentos que podem ser consumidos sem culpa

Com a chegada do mês de junho, muita gente fica empolgada com a temporada de festas juninas. E, a maioria das pessoas, acaba se preocupando em sair da dieta e pensando nas horas que terá de compensar na academia para queimar todas as calorias. Porém, estar atento à alimentação balanceada nesta época também é fundamental. As comidas típicas podem ser deliciosas, mas é preciso ter atenção e tornar essas receitas mais balanceadas pode ser uma opção mais saudável.

 

De acordo com a nutricionista Tamiris Oliveira, da Cia. da Consulta, datas comemorativas são uma época que estamos mais propensos a exagerar na ingestão de alimentos não saudáveis. “É preciso ter moderação no momento de consumir as receitas e, se possível, deve-se optar por opções caseiras. Dessa forma, a preocupação é menor com o teor de sódio, açúcar ou gordura que estarão presentes nos alimentos.”

Confira, abaixo, as comidas de festa junina que podem ser saudáveis:

 

Milho verde

Consuma assado ou cozido e é importante economizar no sal ou na manteiga.

 

Pinhão

Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.

 

Pipoca

Existe uma maneira de deixar essa receita mais saudável. Em casa, prepare o milho no micro-ondas com a tampa própria do aparelho doméstico e deixe de 2 a 4 minutos em potência alta. Depois, acrescente pouca quantidade de sal.

 

Arroz doce e Canjica 

Cereais com fonte de carboidrato. Se forem preparados, por exemplo, sem leite condensado e com menos açúcar, podem ser bem nutritivos. 

 

Vinho quente e quentão

São calóricos porque contém álcool e grande quantidade açúcar, por isso, vale a pena moderar no consumo. Quem quiser uma alternativa, pode prepará-lo, em casa, sem álcool, usando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas e especiarias, como canela e cravo-da-índia.