Saúde e Bem-estar

Conheça mudanças no corpo da mulher após a gravidez

Do momento em que se descobre gestante até o pós-parto, muita coisa acontece no organismo e no emocional da mãe

Da sensibilidade ao peso da barriga, muita coisa fica diferente na vida da grávida – em grande medida, por meio de mudanças motivadas e controladas pelos hormônios, tanto física quanto emocionalmente. E tudo bem, é esperado que isso aconteça, afinal um novo ser está em pleno desenvolvimento dentro do corpo desta mulher.

A ginecologista Beatrice Nuto Nóbrega (especialista em reprodução e em ginecologia endócrina) e o psicólogo Romanni Souza listam e explicam, a seguir, as 11 mudanças mais comuns e significativas nesta fase da vida. E lembre-se: tudo isso passa depois de alguns meses do parto.

Não é por causa de um odor forte ou de uma comida que caiu mal: o aumento exponencial do hormônio beta hCG – aquele mesmo do exame que detecta se a mulher está grávida – é o culpado pelos enjoos tão frequentes no primeiro trimestre de gestação. Ele tende a se estabilizar no início do quarto mês, o que encerra a fase de mal-estar e vômitos. Caso não passe, ou se os enjoos forem muito fortes (a ponto de causar desmaios), é bom checar se a mulher tem hiperêmese gravídica.

O fluxo de sangue da gestante é mais intenso que o da mulher que não está grávida, e isso faz com que os seios fiquem inchados e maiores. Trata-se de um esforço da natureza para a preparação dos dutos de leite e das glândulas mamárias para a amamentação.

As aréolas dos seios ficam mais largas, escuras e com contornos definidos por causa da alta concentração do hormônio estrogênio no organismo da gestante. Mais uma vez, é uma tentativa da natureza para incentivar a amamentação, já que a vista em formação do recém-nascido encontrará as aréolas com mais facilidade se elas estiverem mais escuras.


Aumento do apetite sexual

Esta mudança é comum no segundo trimestre de gestação e também é causada pelo estrogênio. Não à toa, estes meses são conhecidos como “a lua de mel da gravidez”.

Surgimento de estrias

As marcas inicialmente avermelhadas e em seguida brancas na pele ocorrem por causa do estiramento cutâneo causado pelo inchaço dos seios e pelo crescimento da barriga. Hidratação intensiva pode ajudar a evitar esse efeito colateral um pouco indesejado.

Sensação de muito sono

O corpo trabalha arduamente para a formação do bebê, gastando energia, aumentando o metabolismo e baixando bastante os níveis de açúcar no sangue. Resultado: sono, muito sono. Isso é mais comum no primeiro trimestre da gravidez – quando os órgãos internos do bebê estão sendo formados e ele cresce de embrião para feto em uma velocidade impressionante – e no terceiro – em que a esse trabalho se une o peso da barriga e o inevitável cansaço a cada mínima caminhada.

Aumento de peso

Claro que a mulher vai ficar mais pesada, pois carrega outro ser humano na barriga. Mas o aumento do peso também é causado pela retenção de líquidos para a sustentação do bebê dentro do útero, especialmente no terceiro trimestre.

Inchaços localizados

Os inchaços são causados pela retenção de líquidos mencionada no item anterior e normalmente atingem pés, tornozelos, pernas, mãos e rosto.

A ginecologista Beatrice Nuto Nóbrega (especialista em reprodução e em ginecologia endócrina) e o psicólogo Romanni Souza listam e explicam, a seguir, as 11 mudanças mais comuns e significativas nesta fase da vida. E lembre-se: tudo isso passa depois de alguns meses do parto.