Saúde e Bem-estar

Crianças até cinco anos devem tomar vacina contra a poliomelite

Cobertura vacinal ainda é baixa em Boa Vista

Crianças de 1 a 4 anos de idade contra a poliomielite. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação que vai até o dia 30 de outubro nas unidades básicas de saúde.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a meta é imunizar 95% do total de 23.704 crianças no município de Boa Vista. Até o momento, a cobertura é de 14, 25%, com 3.379 doses aplicadas, número bem abaixo do esperado, de acordo com o coordenador municipal de Imunização.

“Queremos convocar pais e responsáveis para levar suas crianças dentro dessa faixa etária até uma unidade básica de saúde para tomar a dose da vacina, não só para alcançar a meta, mas para que nossas crianças estejam protegidas da doença. Estamos com uma baixa adesão à vacina. A dose da pólio é rápida, duas gotinhas apenas e a criança estará imunizada”, convida Romildo Azevedo.

As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e também da Coordenação Municipal de Imunização (CMI) realizarão, a partir da semana que vem, a busca ativa dessas crianças nas áreas onde possuem unidades básicas de saúde e também escolas e creches  da prefeitura (Foto:Divulgação)

“Vamos firmar essa parceria e conversar com os gestores dessas escolas e casas mãe, apesar de não estarem funcionando. A ideia é sensibilizarmos pais e responsáveis para que levem seus filhos até as UBS´s para tomarem as doses da vacina”, explica Romildo.

Multivacinação –
Simultaneamente à campanha nacional contra a poliomielite, está ocorrendo a campanha de multivacinação, com a finalidade de oportunizar o acesso às vacinas e atualizar a situação vacinal. O grupo-alvo é de crianças de 0 a 14 anos completos. São oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação 2020.