Saúde e Bem-estar

Crianças de até seis anos devem vacinar contra sarampo e gripe

Vacinação ocorre em oito bairros da capital

A vacinação contra o sarampo e a gripe, em oito bairros da capital ocorre . Pais e responsáveis devem levar as crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias para se vacinar contra o sarampo e as de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias para se vacinar contra a gripe.

A estratégia de vacinação foi pensada para alcançar as crianças que não tiveram o seu esquema vacinal do 1º ano de vida completo até esta data. De acordo com registros, nos últimos anos há uma queda na cobertura vacinal, principalmente das vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação do 1º ano de vida.

A cobertura do tríplice viral, contra o sarampo, por exemplo (D1), que faz parte do calendário, em 2019 foi de 83,12% e em 2020 caiu para 77,61%. A imunização contra essa doença exige duas doses, a primeira normalmente é dada aos 12 meses de vida, com a tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetra viral.

Em decorrência do risco da reintrodução do sarampo em Boa Vista, a Prefeitura de Boa Vista, como recomendação do Ministério da Saúde, adotou a vacinação contra o sarampo a partir dos 6 meses de idade: esta dose é considerada a dose zero contra o sarampo.

Isso vale para o ano todo. Porém devido aos surtos e possibilidade de surtos que tem ocorrido em alguns estados brasileiros as ações de vacinação tanto volante como nas próprias unidades básicas de saúde pretendem aumentar a cobertura vacinal e impedir a reintrodução do vírus do sarampo.

Campanha contra influenza (Gripe) – Em relação a gripe, a prefeitura está realizando desde abril, a campanha de vacinação, por fases. As crianças fazem parte do público-alvo da primeira fase que deve encerrar no dia 10 de maio e estão com a cobertura muito baixa, de 4%. A previsão é vacinar 90% desse público.

A prefeitura convoca pais e responsáveis que levem suas crianças até o ponto volante ou até as unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da Covid-19 na capital para tomarem as doses da vacina.

“Nós convidamos os pais e responsáveis para levarem suas crianças para tomar a vacina. Esta é uma medida preventiva para evitar a reintrodução do sarampo em nosso território e também é um momento de prevenir as complicações da gripe. A vacina da gripe faz parte do calendário de vacinação da criança e impede internações em hospitais e até óbitos”, convida a diretora de vigilância epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini.

Publicidade