Saúde e Bem-estar

Cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos regulamente

Os cuidados com a saúde dos dentes e visitas regulares ao profissional de odontologia podem ajudar a prevenir doenças bucais

As más condições de higiene podem causar doenças bucais que podem levar a enfermidades ou agravá-las. O dentista Juliano Mainardi destaca que os cuidados com a saúde bucal podem ajudar a prevenir esses problemas e que as visitas regulares ao profissional de odontologia também são fundamentais.

Segundo ele, é importante que as consultas ao dentista vire um hábito, pois quando o paciente se queixa de um dente, o profissional pode detectar outros problemas que um exame pode revelar como um tumor ou um cisto.

Ele também explica que um dente pode causar diversos problemas de saúde e quando a pessoa se queixa de dores recorrentes, geralmente é o corpo que está avisando de que algo não está certo.

O dentista Juliano Mainardi destaca que os cuidados com a saúde bucal podem ajudar a prevenir doenças (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“É importante estar atento a esses sintomas. Um ciso, por exemplo, pode ocasionar dores em outros locais do corpo e 70% dessas doenças existentes no organismo estão relacionadas a boca ou podem ser tratadas através dela”, alerta o dentista.

Mainardi ressalta que a pessoa não deve só manter a higiene bucal em casa, mas aliar os cuidados com a ida frequente ao dentista.

“Por mais que a pessoa escove os dentes com as melhores escovas e pastas, o tártaro não pode ser removido com a escovação diária, e sim com limpeza feita no consultório odontológico. É importante essa conscientização”, frisa.

O dentista esclarece que é fundamental escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental e evitar o uso do palito de dente para remover alimentos.

“Muitos pacientes se queixam de dores e sensibilidade nos dentes, e isso é gerado por alguns motivos, como por exemplo, a escova e a pasta serem de péssima qualidade, a escovação ser de maneira inadequada. Essa higienização correta é fundamental para evitar futuros transtornos”, exemplifica.

Além disso, o especialista destaca que a prevenção também deve ser feita por crianças e adolescentes. “Se uma criança tem a mania de pôr dedo na boca, a ida ao dentista pode evitar a deformação dos dentes dela. Aos adolescentes, outros problemas bucais podem ser resolvidos nessas consultas”, considera.

Os cuidados desde a infância são muito importantes, segundo o médico (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Ainda segundo ele, os idosos também devem estar atentos a sua saúde bucal, pois velhice não é sinônimo de estar doente. “Claro que existe um desgaste natural e um esforço maior, mas ser idoso não significa ser doente, por isso é importante a prevenção”, diz.

Juliano fala sobre as doenças mais comuns comentando que a prevenção pode ajudar a evitá-las. “A cárie, a mais comum entre as doenças, pode ser causada por má higienização, alimentação rica em açucares, carboidratos, falta de visitas ao dentista, além dela, existe a gengivite, que afeta a gengiva, causando inflamação e dor. Os cuidados diários aliados às visitas ao profissional de odontologia evitam isso”, expõe.