Saúde e Bem-estar

Cuidados devem iniciar nos primeiros meses de vida

Saiba quantas vezes é necessário escovar os dentes

Neste Dia Nacional da Saúde Bucal, 25 de outubro, a Sesau (Secretaria da Saúde) reforça a importância dos cuidados corretos, uma vez que a prevenção é a maneira menos dolorosa e mais econômica quando o assunto é saúde bucal.

Você sabe quantas vezes é necessário escovar os dentes? E a quantidade certa de creme dental para uma escovação adequada? Pois é, pode parecer bobo e muitas pessoas acham que sabem, mas não fazem a higienização adequada e assim não mantêm a saúde bucal da forma como deveriam.

Segundo o cirurgião-dentista e mestre em Odontologia Preventiva e Social, José Soares Júnior, a boca é a principal porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde e exerce um papel muito importante na fala, na mastigação e na respiração, além de outras funções, por isso o cuidado deve ser redobrado.

 “A higienização começa com a educação em saúde em casa, levando a uma escovação adequada, ao despertar, sempre que fizer uma refeição, e principalmente antes de dormir, pois durante o sono é o período de maior atividade das bactérias nocivas à saúde bucal. Além disso, é fundamental utilizar o fio dental para alcançar as áreas onde a escova não chega”, esclareceu.

 Ele ressalta que é preciso escovar todas as superfícies dos dentes superiores e inferiores e, para evitar o mau hálito, escovar a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

 De acordo com o especialista, os cuidados devem ser iniciados logo nos primeiros meses de vida do bebê.

 “Os pais precisam estar atentos para iniciar a higienização logo com a chegada dos dentinhos, para evitar cáries, em especial a de mamadeira, que é mais frequente quando o bebê bebe leite à noite e a seguir vai dormir sem que se higienize a boca, ou quando os pais adoçam a chupeta do bebê para ele dormir “, acrescentou.

O dentista enfatiza que, apesar da correria do dia a dia, a higienização deve ser mantida na fase adulta e principalmente na terceira idade.

 “Muitas pessoas têm uma rotina corrida por conta do trabalho e, em muitos casos, se alimentam na rua mesmo, no entanto não podem se descuidar e devem manter a higienização. Não adianta apenas usar antisséptico bucal, pois sozinho ele não tem tanto efeito de proteção quanto a boa escovação e o uso do fio dental”, reforçou.

 O especialista acrescenta que o autoexame da boca e a visita periódica ao dentista são os principais meios de detecção de lesões bucais de forma precoce para tratá-las rapidamente. Principalmente para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer, que está entre os mais perigosos agravos em saúde bucal.

 A universitária Agata Macêdo sabe bem a importância dos cuidados. Ela faz uso do aparelho ortodôntico e teve que aprender a redobrar a atenção com a assepsia da boca, já que a má higienização pode resultar em cáries e mau hálito.

 “Depois que coloquei o aparelho, fiquei bem mais atenta aos cuidados, já que restos de comida podem ficar presos nele. Com acompanhamento mensal do dentista, além de me proporcionar uma garantia de saúde bucal de qualidade, eu aprendo como realizar esses cuidados da melhor forma no dia a dia”, disse.

 PREVENÇÃO e TRATAMENTO – Em Roraima, a população pode ter acesso aos serviços de prevenção e tratamento no Sistema Único de Saúde, por meio do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

 De acordo com a coordenadora geral de Atenção Especializada, Jocineide Oliveira, a unidade, criada em 2014, disponibiliza 13 especialidades, com equipes formadas por técnicos, auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas.

 “A equipe tem trabalhado para garantir a prestação dos serviços especializados para atender as demandas relacionadas à área odontológica, atualmente está em fase de reorganização para melhor auxiliar a população que solicitar o nosso serviço”, ressaltou.