Saúde e Bem-estar

Curso tira dúvidas para mães de primeira viagem

Entre as principais dúvidas, esta a posição recomendada em que a criança deve dormir

A chegada de um bebê a família é sempre rodeada de muita ansiedade, expectativa e sonhos, nesse período também surgem às primeiras dúvidas, que tipo de parto fazer, como é o enxoval ideal, como funciona a amamentação, como é o primeiro banho da criança e a troca de fraldas são os principais questionamentos daqueles que esperam o nascimento de um filho, mesmo se a mamãe já teve outra gestação.

Segundo a pediatra Ana Carolina Brito, as mamães, principalmente as de primeira viagem, têm muitas dúvidas a respeito dos cuidados necessários nos primeiros dias de vida filho. 

“Tudo é novidade. Com a chegada do bebê a família passa por algumas mudanças e cuidados que antes não tinham. Quando o bebe nasce estamos conhecendo um novo ser, após o nascimento do filho, os pais e mães nunca terão a mesma rotina” relata a pediatra.

Dúvidas freqüentes

Entre as principais dúvidas, esta a posição recomendada em que a criança deve dormir. Segundo a pediatra, a melhor forma do beber pegar no sono é de barriga para cima. Outra dica é de evitar sair com o recém-nascido em lugares aglomerados.

A alimentação da criança deve ser apenas de leite materno no primeiro seis meses. O bebê não precisa de água nem de chá até esse período. É mito dizer que os pequenos sentem sede. “A amamentação e essencial para crianca nos seus primeiros dias. Algumas mulheres se adaptam à amamentação com rapidez e sem enfrentar grandes dificuldades. Mas muitas mães de primeira viagem acham o processo complicado” explica.

Roda de conversa

Para sanar algumas das duvidas e incentivar a troca de informação entre os pais de primeira viagem, a pediatra Ana Carolina Brito realiza uma roda de conversa periodicamente na Clínica Albuquerque. A conversa acontece em um momento de descontração, com sorteio de brindes e dinâmica. Durante a conversa, haverá uma espécie de treinamento onde uma boneca interpreta o papel do bebê. “Utilizando uma réplica de um bebê de verdade, os pais poderão treinar os principais cuidados, como fazer o bebê dormir, segurar o bebê e dar banho. 

Vale lembrar que é importante fazer consultas periódicas, pois se existe alguma alteração, o diagnóstico e a intervenção precoce podem interferir no sucesso do tratamento. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, é que as consultas devem acontecer a cada mês, assim como o pré-natal.

Como participar?

Os pais interessados podem tirar dúvidas e pré-agendar a participação por meio do telefone 3224-9197. A clinica Albuquerque está localizada na R. Cel. Mota, 1409 – Centro.