Saúde e Bem-estar

DIA DO TRIGO: Alimento importante para o equilíbrio do organismo

O trigo é um cereal cultivado em todo o mundo há mais de oito mil anos, e pode ser encontrado em preparações de doces, salgados, sopas, purês, saladas e iogurtes

O consumo do trigo é tão importante na alimentação humana que ele tem o seu dia especial: 10 de novembro. Esse cereal é cultivado em todo o mundo há mais de oito mil anos.

A forma mais comum de consumo do trigo é a refinada, feita através da farinha de trigo. Ele também é encontrado em preparações de doces, salgados, sopas, purês, saladas e iogurtes.

Devido o gérmen do trigo ser rico em vitaminas e minerais, como, vitamina E, zinco, cálcio, fósforo e selênio, ele é bastante utilizado como complementação nutricional.

Segundo a nutricionista Talita Nascimento, o grão do trigo e seus derivados ajudam no controle do peso e na redução dos riscos de algumas doenças, como intolerância à glicose, diabetes mellitus tipo dois, asma, refluxo e síndrome do intestino irritável.

“Os alimentos derivados do trigo são fundamentais para a fabricação de serotonina – um neurotransmissor que garante a sensação de bem-estar, redução da ansiedade, regulação do humor e apetite, além de controlar o sistema do nosso organismo.”

Ela ressalta que quando a casca do trigo é retirada ele se torna mais pobre em nutrientes. “É importante dizer que o recomendado é sempre dar preferência a alimentos que utilizem farinha de trigo integral em sua composição devido às vitaminas e minerais estar presentes na Casca”, esclarece a médica.

Nutricionista Talita Araújo: “Os alimentos à base de trigo são nossas principais fontes de energia” (Foto: Hélio Holanda)

A nutricionista explica que as farinhas de trigo podem ser enriquecidas com ingredientes como ferro e ácido fólico, tornando os alimentos ainda mais saudáveis e nutritivos.

Apesar da importância do consumo do trigo devido aos seus nutrientes, algumas pessoas não podem ingerir esse alimento. “No trigo existe uma proteína chamada glúten, e tem algumas pessoas que possuem alergia a ele, então nesse caso, é importante que a ingestão dele e de seus derivados sejam evitados”, ressalta a nutricionista.

Por ser um cereal rico em carboidrato, os alimentos à base de trigo são nossas principais fontes de energia, em falta, resultam em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra.

“As pessoas que não possuem intolerância ao trigo e que não tenha nenhuma restrição a isso devem consumi-lo, pois a retirada total dele pode acabar desenvolvendo outras doenças inclusive a própria intolerância, e na nutrição você pode comer de tudo, desde que tenha moderação e equilíbrio”, afirma Talita.

Receita de bolo de trigo:

Bolo de trigo é uma boa opção para o café da manhã e para lanches (Foto: Divulgação)

Para fazer este bolo caseiro tradicional você precisa apenas de farinha, leite, açúcar, manteiga ou óleo, ovos e fermento.

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo (420 gramas)

1 xícara de leite (240 mililitros)

2 xícaras de açúcar (320 gramas)

3 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo

3 ovos médios

1 colher de sopa de fermento em pó para bolo (colher rasa)

Modo de preparo:

1. Ligue o forno nos 180ºC (forno médio). Em uma vasilha misture os ovos com o açúcar e a manteiga ou óleo, preferencialmente usando uma batedeira. Se não tiver uma, use um batedor de mão.

2. Acrescente a farinha e o leite aos poucos e alternadamente, enquanto bate a massa com a batedeira ou com o batedor de mão. Adicione o fermento em último lugar e mexa o suficiente para misturar.

3. Coloque a massa em uma forma de bolo, untada e enfarinhada, para desenformar com facilidade, asse no forno a 180ºC durante 40 minutos.

4. Passado esse tempo, espete um palito no seu bolo de farinha de trigo: se o palito sair limpo, seu bolo está pronto e pode retirar do forno, deixe esfriar um pouco antes de desenformar e corte em fatias.

Bom apetite!